Destaques

Governo de Minas abre novo concurso para contratar mais 1.178 policiais penais

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), publicou nesta sexta-feira (3/10), no Diário Oficial do Estado, o edital para a seleção de mais 1.178 Policiais Penais, para reforçar o quadro de profissionais do sistema prisional mineiro.

As inscrições estarão abertas no período de 2 a 22/12. O salário inicial da categoria é de R$ 5.332,64, além de ajuda de custo para despesas com alimentação por dia efetivamente trabalhado. As provas serão realizada no dia 25/1/2026. Clique aqui para acessar o edital.

Este é o segundo edital da atual gestão, que já resultou na contratação de quase 5 mil policiais penais, demonstrando o compromisso com o fortalecimento da segurança pública e a valorização da carreira.

“Foi com muito esforço e dedicação que conseguimos atender nossos policiais penais. Segurança no sistema prisional é prioridade, e hoje damos mais um passo nessa direção”, enfatizou nas redes sociais o vice-governador Mateus Simões.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, ressalta a importância dessa iniciativa.

“Lançar mais um concurso para policiais penais em Minas Gerais é um passo fundamental para fortalecer nossa instituição. Com uma tropa de cerca de 17 mil profissionais, precisamos ampliar essa equipe com qualidade, para que a Polícia Penal mineira seja reconhecida como a melhor do país. Nosso objetivo é um crescimento sólido, baseado no conhecimento e no aprimoramento contínuo”.

“Esse novo concurso demonstra a eficiência da administração e reforça o compromisso do Governo de Minas em fortalecer a Polícia Penal em Minas Gerais”, diz o diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), Marco Matos. “Com as novas vagas, atingiremos o teto máximo de policiais penais autorizado por lei, um feito raro entre as forças policiais do Brasil, consolidando a robustez da nossa instituição. Isso proporcionará maior segurança às unidades prisionais em todo o estado, além de aumentar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados pela Polícia Penal”, destaca.

Para Leonardo Mattos Alves Badaró, diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), o concurso é essencial para consolidar a evolução da Polícia Penal, uma carreira ainda jovem, mas em pleno desenvolvimento.

“Precisamos de novos talentos para reforçar os padrões de trabalho e difundir valores que elevem o respeito e o reconhecimento da instituição. O concurso trará agentes comprometidos com o papel de garantidores da lei e dos direitos, fortalecendo a Polícia Penal para que seja cada vez mais respeitada”, afirma.

Sistema prisional de Minas Gerais

Atualmente, o sistema prisional mineiro conta com cerca de 17 mil policiais penais e servidores técnico-administrativos, responsáveis por atender às demandas de saúde, educação, trabalho, assistência jurídica e religiosa em 166 unidades prisionais do estado.

Além do grupamento convencional, a Polícia Penal dispõe de grupos especializados, como o Grupo de Intervenção Rápida (GIR), o Grupamento de Patrulha Aérea (GPAER), o Grupo de Operações com Cães (GOC), o Grupo de Escolta Tática Prisional (Getap) e o Comando de Operações Especiais (Cope), todos atuando com base no uso racional da força e respeito aos direitos humanos.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Janeiro Branco enfatiza a importância de reconhecer e acolher crises emocionais

Quando Clara (nome fictício), de 29 anos, começou a tremer, perdeu o ar e caiu…

6 horas ago

Atenção, MEI: prazo da Declaração Anual já começou e termina em 31 de maio

Microempreendedores e microempreendedoras individuais (MEI) de todo o país têm até 31 de maio para…

6 horas ago

Estão abertas as inscrições para curso gratuito de conversação em inglês na Biblioteca Nacional de Brasília

Para quem sonha em aprimorar o inglês de forma mais acessível que um curso particular…

1 dia ago

Governo do Estado consolida Pix como forma de pagamento de taxas e impostos

Sair de casa para pagar uma taxa, imprimir boleto de papel ou ir até a…

1 dia ago

Casos de otite aumentam no verão e exigem atenção redobrada com as crianças

Durante as férias de verão, os casos de otite externa, doença conhecida como ouvido de…

2 dias ago

Governo de Minas dá dicas de prevenção a golpes envolvendo o IPVA 2026

A escala de vencimentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026…

2 dias ago