Destaques

Governo de Minas amplia acesso ao Boletim Escolar Digital para todas as escolas da rede estadual

O Governo de Minas, por meio das Secretarias de Estado de Educação (SEE/MG) e de Planejamento e Gestão (Seplag/MG), está ampliando o acesso ao Boletim Escolar Digital para todas as escolas da rede estadual de ensino.

“O Boletim Escolar Digital garante que as famílias acompanhem mais de perto o desempenho dos estudantes e permite também que os alunos tenham acesso às notas a qualquer momento, na palma da mão. É mais uma ferramenta para melhorar a qualidade de ensino na rede estadual”, analisa o vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus.

A estimativa é de que 1,5 milhão de estudantes sejam beneficiados a partir desta ampliação, que impacta diretamente no dia a dia das mais de 3,4 mil escolas estaduais de Minas Gerais.

“Estamos comprometidos em facilitar a vida do cidadão, ampliando o acesso aos serviços públicos em todo o estado. Nosso foco é aproximar o Governo de Minas das pessoas, por meio das soluções tecnológicas que oferecemos, seja pelo MG App, pelo Portal MG, ou iniciativas como o Boletim Escolar Digital”, destacou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.

Inicialmente, o Boletim Escolar Digital foi disponibilizado para 500 escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) em formato piloto.

Agora, graças ao projeto Dados.Educacao, desenvolvido pela SEE, e que facilita a centralização e acesso a dados escolares, todos os estudantes da rede estadual terão acesso às notas por meio do MGApp ou no site cidadao.mg.gov.br.

“Essa iniciativa do Governo de Minas é para que pais e responsáveis possam acompanhar os estudos do seu filho e auxiliar a escola nos desenvolvimentos das ações de aprendizagem. A fase de testes foi um sucesso e agora oferecemos para o estado todo”, destacou o Secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.

Projeto

O desenvolvimento do Boletim Escolar Digital foi iniciado pelo Laboratório de Inovação em Governo (LAB.mg), partindo do objetivo de melhorar o acompanhamento escolar dos alunos.

A Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), responsável pelo desenvolvimento do MG App e do Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade), realizou a integração desses sistemas ao Boletim Escolar Digital.

O superintendente de Sistemas Educacionais da Prodemge, Renan Ribeiro, destaca que as novas funcionalidades do Boletim Digital são trabalhadas no Data Lake da companhia.

A plataforma permite que pais e ou responsáveis acessem o boletim dos alunos pelo MGApp, por meio do cadastro no portal gov.br.

“É mais uma entrega importante na política de digitalização dos serviços públicos. A tecnologia desenvolvida pela Prodemge já está disponível em todos os municípios mineiros”, ressaltou.

Essa integração garante a unificação e a eficiência no gerenciamento das informações, facilitando o acesso e a atualização dos dados escolares para estudantes e responsáveis.

A iniciativa foi financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com a intermediação da Secretaria de Estado de Casa Civil (SCC).

Melhorias

Além de expandir o acesso a todos os estudantes de escolas estaduais mineiras, o Boletim Escolar Digital apresenta novidades em sua interface.

A partir de agora, estudantes e responsáveis poderão consultar, além da nota obtida, o valor total da atividade executada. As notas que não alcançarem a média escolar ficarão destacadas em vermelho.

Outra novidade é a disponibilização do número total de aulas ministradas durante o ano escolar de cada disciplina, antes o usuário tinha acesso somente ao número de faltas. A medida tem como objetivo tornar mais transparente os processos escolares e critérios para aprovação.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

CRLV-e 2024 será obrigatório para todos os veículos a partir de 1° de janeiro de 2025

O prazo para a renovação do licenciamento anual dos veículos com placas final 9 e…

11 horas ago

INSS divulga calendário de pagamentos para 2025

Os cerca de 40 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já…

12 horas ago

Centro Especializado do DF garante tratamento e acolhimento para pessoas vivendo com HIV

Depois de 19 anos convivendo com o HIV, Maria (nome fictício), de 38 anos, encontrou…

2 dias ago

Sobe para 41 número de mortos em acidente em Minas Gerais

Subiu para 41 o número de mortos na colisão de um ônibus com uma carreta,…

2 dias ago

Expediente bancário tem alterações neste final de ano

As festas de final de ano vão alterar o expediente bancário nas próximas duas semanas.…

3 dias ago

Natal Flor do Cerrado: programação na Torre de TV Digital conta com atividades gratuitas

A Torre de TV Digital será cenário de momentos de encanto e magia com o…

3 dias ago