Destaques

Governo de Minas anuncia a 4ª edição do projeto Trilhas de Futuro Educadores

A valorização dos profissionais da educação acaba de ganhar mais um importante reforço. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), anunciou a 4ª edição do Trilhas de Futuro Educadores, que oferece cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, gratuitamente, para servidores efetivos e estáveis da rede estadual.

Nesta edição, serão ofertadas 250 vagas para cursos de mestrado, com formações presenciais e semipresenciais realizadas por instituições de ensino superior (IES) credenciadas. O objetivo é ampliar a qualificação dos educadores e, com isso, contribuir diretamente para a melhoria da qualidade do ensino público em todo o estado. A previsão é que as inscrições para os servidores interessados nas vagas de mestrado sejam abertas no segundo semestre.

“Este é o primeiro passo para que esses profissionais possam voltar a estudar, se especializar, crescer na carreira e, claro, levar esse conhecimento para dentro das escolas, ajudando a melhorar ainda mais a nossa educação pública”, destacou o governador em exercício Mateus Simões.

A reabertura do edital de credenciamento nº 01/2025 foi publicada no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais dessa terça-feira (17/6) e pode ser acessada neste link.

Desde sua criação, o Trilhas de Futuro Educadores já beneficiou mais de 9,4 mil profissionais em todo o estado, com vagas em cursos de aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado, promovendo o desenvolvimento profissional contínuo e o fortalecimento da rede estadual de ensino. Até o momento, 6,2 mil servidores concluíram cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação lato e stricto sensu.

Credenciamento das instituições

O credenciamento de instituições interessadas em participar desta edição ocorrerá de 23/6 a 4/7. A documentação necessária deve ser enviada por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), conforme detalhado no edital.

Poderão se credenciar instituições públicas ou privadas que ofertam cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado) nas seguintes áreas temáticas: Gestão de Projetos; Gestão Pública e Sociedade; Políticas Educacionais; Gestão e Avaliação da Educação Pública; Educação de Jovens e Adultos; Docência – Formação, Trabalho e Práticas Educativas; Gestão da Inovação; Educação Ambiental; Gestão Financeira Escolar e Educação Especial Inclusiva.

A professora da rede estadual e estudante do Trilhas Educadores, Josiane Ferreira Crédito: Arquivo Pessoal

As instituições já credenciadas em edições anteriores, com documentação vigente, também poderão participar. Para isso, devem apresentar uma nova proposta técnico-pedagógica, conforme as exigências do edital.

Mais informações sobre o processo de credenciamento estão disponíveis site oficial do Trilhas de Futuro Educadores. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: duvidas.trilhaseducadores@educacao.mg.gov.br.

Formação com impacto internacional

Entre os exemplos de impacto do projeto está a professora de inglês Josiane Ferreira, que atualmente cursa mestrado na Faculdade Dom Helder Câmara, por meio do Trilhas de Futuro Educadores. Recentemente, ela e outros três colegas tiveram artigos aprovados para apresentação no Congresso Internacional de Direito, realizado entre os dias 28 e 30/5, na cidade de Perugia, na Itália.

“Nos meus minutos de apresentação, expliquei como cheguei até lá pelo Trilhas. Representantes de vários estados do Brasil e da própria Itália ficaram admirados com o projeto”, relata a professora Josiane.

A participação foi viabilizada com apoio institucional do projeto, que garantiu o afastamento legal dos educadores. A jornada rumo à certificação inclui uma série de exigências acadêmicas, entre elas a produção científica. A aprovação de artigos em congressos internacionais representa um marco importante na trajetória de formação dos participantes.

A experiência na Itália, que reuniu especialistas de renome internacional, foi considerada um divisor de águas na formação dos educadores mineiros, ampliando horizontes acadêmicos e culturais com impacto direto na prática docente.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Polícia Militar amplia atendimento com o serviço Meu BO PM para registro remoto de ocorrências

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) implementou o teleatendimento remoto para ocorrências que não…

3 dias ago

Ministério lança edital para formar agentes populares de saúde

O Ministério da Saúde, em parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do…

4 dias ago

Janeiro Roxo: Governo de Minas fortalece combate à hanseníase com testes moleculares inéditos na rede pública

Como parte das ações do Janeiro Roxo, o Governo de Minas inicia a oferta inédita…

4 dias ago

Contas de luz terão novo número de identificação a partir de 2026

A partir da primeira semana de janeiro, a Cemig passa a adotar um novo padrão…

4 dias ago

Site com informações sobre a nova CNH no Distrito Federal é lançado

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) lançou, nesta segunda-feira (5), uma página exclusiva…

4 dias ago

Inscrições para o Programa de Voluntários Família Protegida vão até o dia 20

Até o dia 20 deste mês, estarão abertas, no portal da Secretaria da Família (Sefami-DF)…

6 dias ago