Destaques

Governo de Minas lança guia para foliões curtirem o Carnaval sem descuidar da saúde

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), está lançando uma cartilha para os foliões, com informações práticas e essenciais para garantir que o Carnaval seja marcado por alegria, bem-estar e saúde em todos os cantos do estado.

“Vem Mineirizar com Saúde: o guia do folião consciente pra curtir o Carnaval sem perrengue!” foi produzido com uma linguagem simples e descontraída, com foco em quem vai cair na folia, seja em bloquinhos de rua, em festas, shows ou até mesmo em um acampamento sossegado com a família ou amigos.

Clique aqui para acessar o guia

O conteúdo aborda, em cartões temáticos e coloridos, desde dicas de vestimentas mais confortáveis até cuidados para não desidratar, passando pelo uso de protetor solar e de repelentes, medidas de prevenção contra a dengue e contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), além de orientações sobre os serviços de saúde, caso necessário.

Poliana Lopes: ” A cartilha é um convite para que todos curtam o Carnaval com saúde e segurança” (Rafael Mendes / SES-MG)

“Nosso objetivo é que os mineiros e turistas possam aproveitar ao máximo a maior festa popular do país, mas com responsabilidade e cuidado consigo e com os outros. A cartilha é um convite para que todos curtam o Carnaval com saúde e segurança, sem sustos ou preocupações”, destaca a secretária de Estado Adjunta de Saúde de Minas Gerais, Poliana Lopes.

A secretária ressalta outro cuidado primordial para curtir os dias de festa, que é a alimentação. “Embora os cuidados devam ser rotineiros, no Carnaval a atenção precisa ser redobrada, priorizando o consumo de água e alimentos que atendam aos padrões de qualidade, higiênicos e sanitários”.

Para quem estiver nos festejos de rua, as recomendações básicas incluem sempre lavar as mãos antes de comer, depois de ir ao banheiro e após o manuseio de objetos sujos, entre outras situações que possam causar infecções e contaminações.

Saúde e alegria

A professora de Filosofia Cynthia Coimbra, de 50 anos, já levou familiares para curtir o Carnaval em cidades históricas, como Ouro Preto e Sabará, e agora é assídua na festa em Belo Horizonte. Ela conta o que não pode faltar para se divertir na folia sem passar perrengue.

“É importante tomar um bom café da manhã para sair com disposição. Aí eu passo o protetor solar, passo o repelente e bebo muita água. Tem que levar água, não ficar só na cerveja, para poder aguentar o dia todo”, afirma Cynthia.

A professora Cynthia Coimbra (Rafael Mendes / SES-MG)

Outra dica valiosa é ter à mão um lanche leve, como uma fruta, por exemplo. “É sempre bom quando a gente pode levar o lanche de casa, seja uma fruta, um sorvete natural, algo que seja fácil de carregar para manter uma alimentação saudável ao longo do dia”, aconselha a foliã.

Serviços de saúde

O guia lançado pela SES-MG também orienta sobre como acessar os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) durante o Carnaval. Em caso de emergências, como desmaios, intoxicação ou queimaduras, o Samu 192 e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estarão à disposição em todo o estado.

Além disso, a SES-MG distribuiu mais de 6,4 milhões de preservativos penianos, 52 mil preservativos vaginais e 395 mil sachês de gel lubrificante, disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do estado. “Queremos que todos tenham acesso à informação e aos serviços de forma fácil e rápida, portanto é importante compartilhar nos grupos dos amigos e ir para o bloco com saúde”, salienta Poliana Lopes.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Operação combate violência contra mulheres e mobiliza 50 mil agentes

No mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, conhecido como Agosto Lilás,…

3 dias ago

Conselhos tutelares da Asa Norte e do Lago Norte têm novas áreas de atuação

As áreas atendidas pelos conselhos tutelares da Asa Norte e do Lago Norte foram atualizadas.…

3 dias ago

Paciente do SUS pode ser atendido por planos de saúde em setembro

A partir de setembro, pacientes da rede pública poderão ser atendidos de forma gratuita por…

3 dias ago

Minas Gerais dá início à campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos

Carinho, companhia e fidelidade: quem convive com cães e gatos sabe o quanto eles se…

3 dias ago

Professores da rede estadual podem se inscrever em curso gratuito de educação socioemocional até 6/8

Estão abertas, até a próxima quarta-feira (6/8), as inscrições para o curso gratuito de Extensão…

3 dias ago

Minas Gerais disponibiliza mais de 17 mil vagas de emprego em postos do Sine

Os postos do Serviço Nacional de Emprego (Sine) em Minas Gerais oferecem 17.129 oportunidades de…

3 dias ago