Foto: Rodrigo Souza
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) liberou, nesta semana, a funcionalidade de emissão do histórico escolar no Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade). A novidade já está disponível para 100% das escolas estaduais e representa um avanço importante na modernização da gestão escolar em Minas Gerais.
“Otimizar processos é uma prioridade para que tenhamos uma gestão escolar integrada e munida de ferramentas para lidar com as demandas do dia a dia. Ter o acesso ao histórico escolar facilitado é fundamental, especialmente no atendimento daquele estudante que precisa do documento com urgência, por exemplo. É mais celeridade, mais autonomia e mais segurança para nossas escolas, estudantes e toda comunidade escolar”, disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação de Minas Gerais.
Entre as principais melhorias do novo recurso, estão a agilidade no processo de emissão, a padronização do documento e a integração automática de dados já existentes no sistema. O formato também se mostra mais intuitivo para o usuário, quando comparado ao antigo modelo, trazendo flexibilidade e integração com as demais redes: municipal e privada.
Renata Hermsdorfs, diretora de Informações Educacionais da SEE/MG, destaca que o documento é um avanço muito aguardado pela rede. “A funcionalidade do histórico escolar está oficialmente liberada no Simade para todas as escolas da rede estadual. Conquista muito esperada e passa a integrar as funcionalidades do SIMADE, trazendo agilidade e mais facilidade para o trabalho de todas as escolas. É um avanço importante para todos nós da rede estadual”.
Parceria com a Prodemge
Gerente de produto da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), Matheus Silvino, detalha que a atuação da companhia histórico escolar incluiu redesenho de layout, integração de dados muitas vezes complexos e padronização de informações.
“Foi um processo bem extenso e de muitos testes, desafiador, mas que resultou em um novo documento que simplifica bastante o processo para as escolas”.
Silvino aponta, ainda, o benefício do novo histórico escolar. “Com a nova funcionalidade as escolas ganham tempo, mitigam possibilidades de erros e terão mais facilidade no acesso e disponibilidade do documento. Estudantes e pais também ganham tempo e segurança no recebimento e na padronização do documento, que facilita a tramitação na sequência da vida escolar do aluno”, encerra.
Dois importantes avanços tecnológicos marcam uma nova etapa no atendimento das chamadas de emergência no…
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG),…
Estudantes e demais interessados na sexta edição do Trilhas de Futuro ganharam mais tempo para…
O Governo do Distrito Federal abriu mais uma oportunidade para contribuintes quitarem débitos de IPTU,…
O Governo de Minas, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), emite alerta…
O Distrito Federal registrou aumento nos casos de acidentes com serpentes este ano. Até 13…