Foto: Agência Brasil
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou portaria que muda a aposentadoria por invalidez e o acúmulo de benefício previdenciário. A nova regra estabelece que os segurados que tiverem a concessão da aposentadoria por invalidez terão um prazo de 60 dias para preenchimento de documento informando ao INSS se recebem ou não outro benefício previdenciário.
A partir do documento o segurado deverá informar ao Instituto se recebe algum outro benefício em outro Regime Previdenciário, ou ainda, se recebe a pensão por morte do próprio INSS ou de algum outro regime.
Antes da mudança, o INSS informou que o segurado só precisava apresentar a autodeclaração, durante o processo de análise para concessão da aposentadoria por invalidez. Agora, a partir da mudança, esse documento passa a ser entregue somente quando o benefício é concedido ao segurado.
Caso o segurado não faça a autodeclaração num prazo de até 60 dias após a concessão do benefício, o mesmo terá sua aposentadoria por invalidez automaticamente suspensa. E caro o segurado não regularize a situação após seis meses, o benefício será cancelado.
Com a obrigatoriedade do cadastro biométrico para acesso a benefícios sociais, o governo federal quer…
A terceira edição do Casamento Comunitário de 2025, promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania…
O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) divulgou, nesta quarta-feira (23), o…
Estão abertas até 3 de agosto as inscrições para o processo seletivo de novas turmas…
A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) lança uma estratégia para ampliar…
A Minas Gerais Administração e Serviços S.A. (MGS), empresa pública vinculada ao Governo de Minas,…