Destaques

Instituto Estadual de Florestas fomenta elaboração de Planos Municipais da Mata Atlântica

IEF / Divulgação

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) participou, no mês de maio, de reuniões e oficinas participativas para elaboração dos Planos Municipais de Mata Atlântica (PMMA). Os eventos foram realizados em seis municípios do Centro-Sul do estado: Itanhandu, Passa Quatro, Guaranésia, Itajubá, Baependi e Conceição do Mato Dentro. Também participaram representantes do poder público municipal e estadual, iniciativa privada, organizações da sociedade civil e cidadãos que se engajaram no diagnóstico do bioma e nas ações para conservação e recuperação.

“O objetivo é ampliar o número de planos municipais para que, por meio do engajamento dos atores locais, a Mata Atlântica tenha seus remanescentes conservados, e as áreas protegidas por lei que estão degradadas sejam recuperadas através da regularização ambiental dos imóveis rurais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável dos territórios”, afirma a representante do IEF nas oficinas, a analista ambiental Janaina Mendonça Pereira. O IEF atua como mobilizador e acompanhamento técnico.

A elaboração do PMMA promove a discussão, em âmbito municipal, da proteção e recuperação da Mata Atlântica, garantindo que a gestão municipal se torne cada vez mais ambientalmente responsável. O plano pode, dentre outros benefícios, ser ferramenta importante para conscientizar a administração municipal, proprietários rurais e empresários sobre a importância de se seguir as leis ambientais no uso e ocupação do solo, na recuperação de suas áreas, além de potencializar a sustentabilidade nos empreendimentos instalados ou a serem instalados no município.

A Constituição Federal estabelece que compete aos municípios promover, no que couber, seu adequado ordenamento territorial. A Lei da Mata Atlântica (Lei 11.428/06) introduz como instrumento de gestão territorial o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica.

Parcerias

Entre os parceiros para elaboração dos PMMA no Sul de Minas, a TNC (The NatureConservancy) apoia na elaboração dos mapas, no âmbito do Projeto Conservador da Mata Atlântica. Em Conceição do Mato Dentro essa ação faz parte do Plano de Ação Territorial (PAT) Espinhaço Mineiro. Outras iniciativas estão ocorrendo no estado por meio de arranjos locais.

A produtora rural Rachel Alvarenga Rosa Franco foi uma das participantes da oficina de Guaranésia. Em sua participação, ela observou que ao cortar as árvores, a caixa d´água da terra seca. “É importante manter a cobertura vegetal no topo dos morros”, ressaltou.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

MPMG lança plataforma Panorama da Educação para auxiliar atuação de promotores de Justiça

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) lançou nesta quinta-feira, 3 de julho, o Panorama…

11 horas ago

Precisa de atendimento de saúde mental? Saiba onde buscar ajuda na rede pública do DF

No Distrito Federal, quem enfrenta algum quadro de sofrimento psíquico pode buscar ajuda em uma…

11 horas ago

Governo de Minas digitaliza mais uma etapa da transferência de veículos para simplificar a regularização de pendências

A transferência digital de veículos em Minas Gerais agora conta com uma funcionalidade que permite…

1 dia ago

CNU 2025: retificação no edital simplifica pedido de isenção

Os interessados em solicitar isenção da taxa de inscrição na segunda edição do Concurso Público…

1 dia ago

Implante contraceptivo hormonal será oferecido pelo SUS

O implante contraceptivo popularmente conhecido como Implanon será disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).…

1 dia ago

Testar e tratar salva vidas: hepatites virais têm diagnóstico e tratamento gratuitos em Minas

“Minhas pernas ficavam inchadas no fim do dia. Busquei atendimento médico, fiz exames e recebi…

2 dias ago