Destaques

Maio Laranja: PCMG realiza ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças

Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

No mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lança a campanha Maio Laranja e intensifica as ações para divulgação do tema à sociedade. Durante o mês, a PCMG estará também nos estádios de futebol, onde serão realizadas ações com os jogadores dos principais clubes mineiros, envolvendo servidores da instituição e as torcidas, nos estádios de Belo Horizonte. Também será promovida uma campanha de doações para o espaço onde as vítimas são acolhidas nas delegacias em todo estado. Estão previstas também rodas de conversa e palestras para crianças e adolescentes em escolas, clubes de futebol e projetos sociais da capital e região metropolitana.

Pelo Departamento Estadual de Investigação, Orientação e Proteção à Família (Defam), a campanha Maio Laranja envolve servidores, torcedores e todas as crianças e adolescentes, sejam vítimas ou não. Nos campos de futebol, “Todos contra a Pedofilia” irá abrir jogos do Campeonato Brasileiro nos dias 10, 20 e 28/5, enquanto os mascotes dos clubes América, Atlético e Cruzeiro participam da campanha de doação de brinquedos, livros, roupas e sapatos para o Espaço Reviver Kids da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), onde as vítimas da capital recebem o devido acolhimento pela Polícia Civil. A campanha de doações é extensiva às delegacias em toda PCMG para os espaços, seja de depoimento especial e/ou escuta especializada das crianças e adolescentes, vítimas de abuso e violência sexual.

Também com viés educativo, a PCMG atuará nas escolas e em projetos sociais. Temas como bullying, abuso sexual no trabalho e na escola e responsabilização do adolescente na prática de ato infracional, entre outros, serão abordados em rodas de conversas e palestras. Os policiais civis em todo estado estarão próximos às crianças e adolescentes nas escolas e com as equipes de base dos clubes mineiros da capital e região metropolitana para tirar dúvidas, ensinar sobre o que caracteriza os crimes, qual a responsabilização de quem pratica, qual é o papel da Polícia Civil e quais os direitos das vítimas que sofrem crimes sexuais.

Por fim, para alertar pais, responsáveis e toda sociedade sobre o abuso e a exploração sexual, protocolo de atendimento humanizado de vítimas de abuso sexual e os canais de denúncia para crimes dessa natureza, a PCMG relança o vídeo “Criança bem orientada é criança protegida”, animação voltada para o público infantil e adulto, e reforça a divulgação da cartilha “Violar os Direitos da Criança e do Adolescente é crime. Denuncie” (versão capital e interior). Todo material está disponível nos canais de comunicação da PCMG.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Médicos reafirmam eficácia da mamografia para prevenir câncer de mama

Em meio à repercussão de depoimentos médicos, divulgados em redes sociais, que questionam a eficácia…

6 horas ago

MEC fará prova única de seleção para professores de escolas públicas

O Ministério da Educação (MEC) fará uma prova única para ajudar estados e municípios a…

6 horas ago

Outubro Rosa: Força-tarefa de reconstrução mamária leva autoestima para mais de 60 mulheres

“Mudou muito a minha autoestima. Posso ficar despreocupada em usar uma roupa sem sutiã, sem…

10 horas ago

Aplicativo auxilia famílias nos cuidados com crianças com câncer

Uma parceria desenvolvida entre o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) e a…

11 horas ago

Minas Gerais intensifica ações e utiliza até drones para enfrentar novo período sazonal das arboviroses

Minas Gerais está oficialmente no período chuvoso, época mais propícia à proliferação do Aedes aegypti,…

11 horas ago