Rafael Mendes / SES-MG
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) inicia, nesta segunda-feira (6/10), a Campanha de Multivacinação 2025.
A ação segue até 31/10, com o Dia D de mobilização no sábado (18/10). O objetivo é atualizar a caderneta de vacinas, reduzir riscos de doenças imunopreveníveis e fortalecer a proteção coletiva.
“O público prioritário dessa estratégia são crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias. No entanto, todos os responsáveis devem levar a caderneta para conferência”, explica o subsecretário de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, Eduardo Prosdocimi.
“Nas Unidades Básicas de Saúde estão disponíveis vacinas como BCG, hepatite B, poliomielite, rotavírus, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e HPV, além dos reforços previstos em diferentes idades”, detalha.
Segundo ele, o Programa Mineiro de Imunizações já investiu quase meio bilhão de reais em estratégias que facilitam o acesso às vacinas, como a vacinação em escolas e os vacimóveis. “Em 2025, já aplicamos mais doses do que em todo o ano passado. E, durante a campanha, nossa expectativa é ampliar ainda mais essa cobertura”, afirma Prosdocimi.
Segurança e confiança
Profissionais de saúde reforçam a segurança das vacinas. A enfermeira Fernanda Cristina, do Serviço de Atenção à Saúde do Viajante em Belo Horizonte, lembra que “as vacinas passam por rigorosos testes de segurança e previnem doenças graves, como sarampo, poliomielite, tétano, HPV e meningite”.
Responsáveis também destacam o sentimento de tranquilidade ao manter o cartão em dia. Em Belo Horizonte, a enfermeira Saratiele levou a filha Lara, de 10 anos, para se vacinar contra a dengue. “Me sinto segura ao saber que, vacinando minha filha, também protejo outras crianças das formas graves de várias doenças”, disse.
Em Diamantina, Adriana Gomes levou a filha de 7 meses para se vacinar contra a covid-19 e reforçou: “Mantenho a caderneta sempre atualizada, porque a vacina protege não apenas quem recebe, mas todos ao redor. Vacinar é um ato de cuidado e de amor”.
Estratégias para ampliar a cobertura
A campanha ocorre em um contexto de recuperação das coberturas vacinais em Minas. Dados parciais de 2025 mostram que o estado já aplicou mais de 11 milhões de doses, superando o total registrado em 2024.
Desde 2023, a SES-MG já investiu R$ 165 milhões para estimular municípios a promover a vacinação em escolas, creches e ações extramuros.
Outro destaque são os vacimóveis, veículos adaptados que funcionam como salas de vacinação itinerantes. Eles percorrem praças, eventos e áreas de difícil acesso, ampliando o alcance da imunização e levando informação confiável à população. “Já são 243 unidades em operação, que atenderam pelo menos 240 municípios e aplicaram mais de 195 mil doses”, detalha Prosdocimi.
Além de expandir a rede, o Estado também aposta na capacitação de profissionais de saúde. Em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) e universidades mineiras, são promovidos cursos de boas práticas, oficinas com municípios e a qualificação dos Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie).
Para quem sonha em aprimorar o inglês de forma mais acessível que um curso particular…
Sair de casa para pagar uma taxa, imprimir boleto de papel ou ir até a…
Durante as férias de verão, os casos de otite externa, doença conhecida como ouvido de…
A escala de vencimentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026…
No estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Buritis anunciou a abertura de edital de…
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) implementou o teleatendimento remoto para ocorrências que não…