Destaques

Minas Gerais inicia campanha de multivacinação para proteger crianças e adolescentes

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) inicia, nesta segunda-feira (6/10), a Campanha de Multivacinação 2025.

A ação segue até 31/10, com o Dia D de mobilização no sábado (18/10). O objetivo é atualizar a caderneta de vacinas, reduzir riscos de doenças imunopreveníveis e fortalecer a proteção coletiva.

“O público prioritário dessa estratégia são crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias. No entanto, todos os responsáveis devem levar a caderneta para conferência”, explica o subsecretário de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, Eduardo Prosdocimi.

“Nas Unidades Básicas de Saúde estão disponíveis vacinas como BCG, hepatite B, poliomielite, rotavírus, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e HPV, além dos reforços previstos em diferentes idades”, detalha.

Segundo ele, o Programa Mineiro de Imunizações já investiu quase meio bilhão de reais em estratégias que facilitam o acesso às vacinas, como a vacinação em escolas e os vacimóveis. “Em 2025, já aplicamos mais doses do que em todo o ano passado. E, durante a campanha, nossa expectativa é ampliar ainda mais essa cobertura”, afirma Prosdocimi.

Segurança e confiança

Profissionais de saúde reforçam a segurança das vacinas. A enfermeira Fernanda Cristina, do Serviço de Atenção à Saúde do Viajante em Belo Horizonte, lembra que “as vacinas passam por rigorosos testes de segurança e previnem doenças graves, como sarampo, poliomielite, tétano, HPV e meningite”.

Responsáveis também destacam o sentimento de tranquilidade ao manter o cartão em dia. Em Belo Horizonte, a enfermeira Saratiele levou a filha Lara, de 10 anos, para se vacinar contra a dengue. “Me sinto segura ao saber que, vacinando minha filha, também protejo outras crianças das formas graves de várias doenças”, disse.

Rafael Mendes / SES-MG

Em Diamantina, Adriana Gomes levou a filha de 7 meses para se vacinar contra a covid-19 e reforçou: “Mantenho a caderneta sempre atualizada, porque a vacina protege não apenas quem recebe, mas todos ao redor. Vacinar é um ato de cuidado e de amor”.

Estratégias para ampliar a cobertura

A campanha ocorre em um contexto de recuperação das coberturas vacinais em Minas. Dados parciais de 2025 mostram que o estado já aplicou mais de 11 milhões de doses, superando o total registrado em 2024.

Desde 2023, a SES-MG já investiu R$ 165 milhões para estimular municípios a promover a vacinação em escolas, creches e ações extramuros.

Outro destaque são os vacimóveis, veículos adaptados que funcionam como salas de vacinação itinerantes. Eles percorrem praças, eventos e áreas de difícil acesso, ampliando o alcance da imunização e levando informação confiável à população. “Já são 243 unidades em operação, que atenderam pelo menos 240 municípios e aplicaram mais de 195 mil doses”, detalha Prosdocimi.

Além de expandir a rede, o Estado também aposta na capacitação de profissionais de saúde. Em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) e universidades mineiras, são promovidos cursos de boas práticas, oficinas com municípios e a qualificação dos Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie).

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Mais crédito para o Centro-Oeste: empresários e prefeituras ampliam em 35% o acesso a financiamentos no BDMG

Os empresários e prefeituras do Centro-Oeste do Estado ampliaram em 35% a busca por financiamentos…

4 horas ago

Definidas as datas para o pagamento do IPVA 2026

A Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF) definiu as datas de vencimento das parcelas…

5 horas ago

Secretaria de Educação prorroga prazo da atualização cadastral para 17/12

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) ampliou o prazo para que…

5 horas ago

Procon-MPMG divulga levantamento com dados da ‘Black Friday’ dos últimos cinco anos

Utilizando o ProconData, plataforma integrada que oferece recursos avançados de pesquisa como filtros, classificações e…

5 horas ago

​​​​​​​Governo do DF cria política inédita de apoio aos protetores de animais com cartões Ração e Castração

Em uma iniciativa histórica para a causa animal do Distrito Federal (DF), o governador Ibaneis…

2 dias ago

Programa Filhos de Minas amplia cuidados no pré-natal e reforça acolhimento a gestantes vulneráveis

Moradora de Bom Despacho, Maria Alice Gorgosinho recebeu um kit com bolsa, cobertor, roupas e…

2 dias ago