Destaques

Programa Jovens Mineiros Sustentáveis leva ações de educação ambiental ao Noroeste de Minas

Mais três municípios de Minas Gerais receberam nesta semana representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) para acompanhamento do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS). Entre os dias 11 e 14/3 as ações aconteceram nas cidades de Arinos, Dom Bosco e Paracatu, no Noroeste de Minas. As visitas contaram com a participação de 22 professores e 170 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

O Programa Jovens Mineiros Sustentáveis desenvolve um conjunto de atividades de educação ambiental e humanitária. As ações são desenvolvidas pelas escolas com o apoio técnico e orientação da Semad, por meio da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari), que elabora o material didático para ser utilizado junto aos alunos e capacita educadores por meio da disponibilização de curso de Educação Ambiental a Distância (EaD). A iniciativa também leva a estudantes do ensino fundamental conteúdos nas temáticas de consumo consciente de água e energia, cidadania, gestão sustentável de resíduos sólidos e educação humanitária para o bem-estar animal.

Em 2023, 108 municípios foram selecionados para participar da iniciativa. Como inovação do Programa, serão desenvolvidos neste ano conteúdos relacionados à Educação Patrimonial e Mudanças Climáticas. O programa se alinha com as políticas públicas de Minas Gerais, numa visão cidadã, com conceitos técnicos e humanistas aliados ao perfil das microrregiões. Também prepara jovens cidadãos para se tornarem adultos mais conscientes e capazes de agirem de forma ambientalmente sustentável.

Para o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco, O acompanhamento técnico realizado pela Semad é de extrema importância, pois promove a aproximação com o professor, fortalecendo o vínculo, além de facilitar a troca de orientações. “Prefeitos nos relatam as mudanças que o Programa JMS tem provocado nas crianças, nos professores e nas cidades, propiciando uma nova realidade de comportamento em várias esferas e esse é o nosso objetivo principal.”, ressalta.

Dom Bosco

No município de Dom Bosco, Henry Nathan, aluno da Escola Dalva Maria, conta que não joga lixo no chão, buscando o lugar certo. Já o aluno Júlio Rocha, do 5º ano da Escola Municipal Santo Antônio, ainda em Dom Bosco, afirmou que não joga lixo nos rios e que quando vai tomar banho, não gasta muita água.

Luciana Moreira Conrado, secretária Municipal de Educação de Dom Bosco, disse que é um orgulho participar do programa. Da mesma forma, a secretária Municipal de Meio Ambiente de Dom Bosco, Isabela Azevedo, observa que já existia uma parceria com a Secretaria de Educação para trabalhar o tema. “O Programa veio para reforçar ainda mais a questão”, afirma Isabela.

Arinos

Um dos gestores do Programa JMS, Ricardo Cottini, que realizou a visita nos municípios, explicou que Arinos está no vale do Rio Urucuia, importante afluente do Rio São Francisco. “A região se destaca pelo artesanato em bordados a mão, replicando cenas da região que mostram e expressam a vida do sertão das veredas. Muito disso tudo está descrito na obra de Guimarães Rosa”, observa.

Cottini reforçou que o Programa Jovens Mineiros Sustentáveis compartilha modos de ser e viver em Minas Gerais. “Aquelas escolas que puderem, devem mostrar para os alunos para que eles também conheçam a realidade de outras crianças distantes de onde estão”, destacou.

Em Arinos, o prefeito João Marcílio Almeida comemorou a chegada do programa na cidade e destacou que a Semad tem o olhar para perceber as peculiaridades para cada município. “Só temos a ganhar, tanto em educação ambiental, quanto em cidadania”, afirma.

Da Escola Municipal João Gontijo Ferreira, em Arinos, o aluno Gabriel de Carlo lembra que jogar sujeira nos rios é uma prática condenável pois, além do lixo, mata os peixes. “Também não se deve cortar as árvores. É uma fonte de vida que traz muitos benefícios”, afirma.

Paracatu

Na terceira visita da semana, em Paracatu, foram visitadas duas escolas da área urbana e uma da área rural. Ricardo Cottini disse que o programa tem tido grande repercussão na zona rural, muito devido à vocação do município para o agronegócio. “A escola rural participante tem total apoio dos fazendeiros e famílias dos alunos, mesmo caso das localizadas na zona urbana que têm apoio de instituições de classe”, explicou.

A Escola Municipal Altina de Paula Souza, que fica na zona rural, vem trabalhando diversos projetos paralelos como reciclagem de materiais com a confecção de bolsas e carteiras de caixas tetrapack, além de horta orgânica, pomares domésticos e histórias em quadrinhos com temas ambientais. Já a Escola Caic trabalha, além dos temas propostos, assuntos interligados com o saber ambiental, associando cultura, tradições, arte de ofícios e ecologia humana.

O secretário de Educação em Paracatu, Tiago de Deus, afirmou que o meio ambiente tem uma condição de cuidado permanente, principalmente pensando no futuro. “O JMS nos auxilia a chegar a nossas crianças e, consequentemente, às famílias”, afirma. “O objetivo é expandir a qualidade de vida das crianças e da população do nosso município, com o cuidado com o meio ambiente”, explica.

Jaqueline Rodrigues, gestora do programa em Paracatu, observa que é o terceiro ano consecutivo com participação do município no JMS. “Em 2023, o maior desafio foi levar o programa para as escolas rurais”, observa.

Ricardo Cottini descartou ainda que as ações do Jovens Mineiros Sustentáveis têm grande apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) na região. O trabalho também tem suporte da Emater e da Polícia Militar de Meio Ambiente.

O Programa

O Jovens Mineiros Sustentáveis foi lançado em março de 2022 e tem caráter contínuo. A cada ano é lançado um edital para congregar outros municípios e ampliar sua atuação no território mineiro. Atualmente, mais de 6 mil alunos são beneficiados com as ações do programa, em 351 turmas, divididas em 207 escolas de 108 municípios mineiros.

Os municípios integrantes e a localização das escolas participantes do Programa estão disponíveis na Plataforma de Dados Especiais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema). Em breve, após a indicação das escolas participantes pelos municípios selecionados, a camada referente ao Programa Jovens Mineiros Sustentáveis ano-base 2023 também estará disponível na plataforma. A IDE Sisema pode ser acessada neste link.

Mais informações sobre o Programa Jovens Mineiros Sustentáveis estão disponíveis na página da Semad na internet, clicando aqui.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

IPVA 2025: Confira o novo calendário de vencimento do DF

Atenção, motorista: o Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (31) traz as datas…

3 horas ago

Especialista de hospital mineiro referência estadual em oncologia reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), são estimados 11.800 novos casos de câncer de…

6 horas ago

Médicos reafirmam eficácia da mamografia para prevenir câncer de mama

Em meio à repercussão de depoimentos médicos, divulgados em redes sociais, que questionam a eficácia…

1 dia ago

MEC fará prova única de seleção para professores de escolas públicas

O Ministério da Educação (MEC) fará uma prova única para ajudar estados e municípios a…

1 dia ago

Outubro Rosa: Força-tarefa de reconstrução mamária leva autoestima para mais de 60 mulheres

“Mudou muito a minha autoestima. Posso ficar despreocupada em usar uma roupa sem sutiã, sem…

1 dia ago

Aplicativo auxilia famílias nos cuidados com crianças com câncer

Uma parceria desenvolvida entre o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) e a…

1 dia ago