Destaques

Saúde amplia vacinação contra meningite C

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) ampliou o público-alvo para a vacinação contra a meningite C. A partir de agora, pessoas com 16 anos ou mais, ainda não vacinadas contra a doença, podem procurar as Unidades Básicas de Saúde. A campanha prossegue até o dia 30/4.

A recomendação é que os municípios com disponibilidade de doses da vacina meningogócica C atendam ao público ampliado, além da vacinação de rotina que segue normalmente, como destaca a coordenadora do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Gusmão. “O objetivo da ampliação é oportunizar a vacina meningocócica C que é a principal forma de prevenção da doença meningocócica. Os municípios poderão atender o público ampliado, desde que não cause impacto na vacinação das crianças e adolescentes”, explica a coordenadora.

O Calendário Nacional de Vacinação já disponibiliza regularmente a vacina para crianças aos 3 (três) e aos 5 (cinco) meses de idade, e mais uma dose de reforço aos 12 meses de idade. A vacina é gratuita e oferecida em unidades básicas de saúde de todo o estado.

Ampliações

Desde novembro de 2022, a SES MG vem ampliando o grupo para a vacinação contra meningite C. Na época, a ampliação contemplou a imunização seletiva da população não vacinada de 16 a 30 anos de idade; dos trabalhadores de saúde não vacinados de 16 anos ou mais de idade; dos trabalhadores da educação do ensino superior e técnico com 16 anos ou mais, não vacinados e com avaliação do cartão de vacina; e da população não vacinada, com avaliação do cartão de vacina, de estudantes universitários.

Em março deste ano aconteceu a segunda ampliação, que incluiu todos os trabalhadores da educação. E, agora, na terceira ampliação, passam a ser incluídas todas as pessoas não vacinadas com 16 anos ou mais.

A doença

A meningite meningocócica é uma infecção das membranas que recobrem o cérebro. Certamente está entre as doenças imunopreveníveis mais temidas pela população. Ela é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e é mais grave quando atinge a corrente sanguínea, provocando meningococcemia — infecção generalizada.

A coordenadora, Josianne Gusmão, reforça a importância da vacinação para evitar casos graves e óbitos em decorrência da doença: “As vacinas são seguras e eficazes. Mais de 95% dos vacinados ficam protegidos”, explica Josianne.

A vacina

A vacina meningocócica C foi introduzida na campanha de vacinação do estado de Minas Gerais em 2009. Um ano depois, o governo brasileiro a incluiu no Programa Nacional de Imunizações (PNI). Desde então, a Fundação Ezequiel Dias (Funed), por meio de uma Aliança Estratégica com a GSK para transferência de tecnologia do processo produtivo, vem sendo a fornecedora exclusiva do imunizante na rede pública do país. Ao longo dos anos, a Fundação entregou mais de 120 milhões de doses. A Funed é um instituto vinculado à SES-MG.

Ações Gamov

Além de orientar os municípios mineiros a ampliarem o público a ser vacinado contra a meningite C, outra ação em curso realizada pela SES-MG é reforçar a atuação do Grupo de Análise e Monitoramento da Vacinação (Gamov). Em conjunto com a Coordenação Estadual do Programa de Imunizações, o grupo realiza ampla divulgação para as Unidades Regionais de Saúde e municípios, propondo ações integradas (especialmente no ambiente escolar) para administração do maior número de doses no público-alvo.

Fazem parte dos Gamov Regionais gestores municipais que, de forma conjunta com as referências técnicas de imunização, vigilância em saúde, atenção primária e comunicação social, definem estratégias de busca ativa, vacinação extramuros (fora da sala de vacina) e campanhas em seus territórios.

No caso da meningocócica C, é estimulada principalmente a estratégia de vacinação nos locais de trabalho de grupos específicos, como profissionais da educação e de saúde, facilitando o acesso ao imunobiológico.

Mais informações sobre a vacinação, causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção da meningite estão disponíveis neste hotsite.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Hemocentro adota senha preferencial até o dia 23 para doadores de sangue O negativo

Desta segunda-feira (11) ao dia 23, o Hemocentro de Brasília fornecerá senha preferencial para doadores…

7 horas ago

Abertas as inscrições para as vagas remanescentes da 5ª edição do Trilhas de Futuro

Estudantes que buscam uma formação profissional e ainda não garantiram sua vaga em um curso…

8 horas ago

Dez minutos por semana: mobilização nacional reforça combate à dengue

Cerca de 10 minutos por semana fazem toda a diferença para eliminar focos do mosquito…

1 dia ago

Doação de leite materno é primordial para recuperação de prematuros

O leite materno salvou a vida do meu filho”. A afirmação da técnica de segurança…

1 dia ago

Projeto Futuro no Campo, focado em jovens rurais, tem inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o programa Futuro no Campo, que visa estimular o protagonismo…

1 dia ago

Divulgação do gabarito oficial do Enem será antecipada

O ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, informou na noite deste domingo (10) que a…

1 dia ago