Destaques

Secretaria de Planejamento compartilha experiência do Orçamento Base Zero com o Distrito Federal

Referência na implementação do projeto do Orçamento Base Zero (OBZ), o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), recebeu servidores do Distrito Federal (DF), na última semana, para apresentar a metodologia que aprimorou a alocação orçamentária no estado de Minas Gerais.

Além do DF, outros estados também já visitaram o Governo de Minas para conhecer mais sobre o projeto, como Alagoas e Mato Grosso. Em Minas Gerais, a iniciativa começou a ser utilizada gradualmente em 2019 e foi implementada em 57 órgãos estaduais para elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Por meio da metodologia, os órgãos definem, a partir de informações detalhadas sobre os recursos necessários para a execução das políticas públicas, as suas prioridades na elaboração do orçamento

Compartilhamento de experiência

O subsecretário de Planejamento e Orçamento da Seplag-MG, Felipe Sousa, explicou que a diferença em relação à forma tradicional de elaboração do orçamento é que os órgãos partem do “zero” e vão, conforme o grau de importância, definindo os recursos que serão destinados a cada projeto.

No modelo incremental, tradicionalmente utilizado pela administração pública, as despesas sofrem recorrentes atualizações de valor, sem análise criteriosa das entregas que estão sendo feitas e o que compõe o seu gasto.

“Essa troca de experiências com os demais estados da federação é sempre muito proveitosa. Na conversa com o DF, passamos um pouco sobre como a metodologia foi adaptada e implementada no estado, e nossa expectativa é que o conteúdo apresentado possa auxiliá-los a aprimorar também o orçamento do Distrito Federal”, disse.

Segundo o subsecretário, alguns dos principais pontos positivos observados em Minas com a adoção do OBZ são o maior envolvimento de todos os níveis decisórios no processo de orçamentação, a melhoria da qualidade das informações e a visão detalhada do que é mais importante para cada uma das unidades.

“Minas Gerais é referência no Orçamento Base Zero, inclusive, com reconhecimento internacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Trouxemos uma parte da nossa equipe técnica para tentar aproveitar essa expertise e levar o possível para a nossa realidade no Distrito Federal”, salientou o chefe da Unidade de Processos e Monitoramento Orçamentário da Secretaria de Economia do Distrito Federal, Luiz Paulo de Carvalho.

Premiação internacional

Em 2023, a metodologia OBZ foi reconhecida no prêmio anual do BID, que avalia iniciativas de sucesso de gestão para resultados no desenvolvimento. O OBZ ficou entre as três melhores iniciativas das esferas municipal, estadual e federal de países como Brasil, Paraguai, Panamá, Colômbia, México, Equador, Costa Rica, Peru, Argentina e Colômbia.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

MPMG lança plataforma Panorama da Educação para auxiliar atuação de promotores de Justiça

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) lançou nesta quinta-feira, 3 de julho, o Panorama…

1 dia ago

Precisa de atendimento de saúde mental? Saiba onde buscar ajuda na rede pública do DF

No Distrito Federal, quem enfrenta algum quadro de sofrimento psíquico pode buscar ajuda em uma…

1 dia ago

Governo de Minas digitaliza mais uma etapa da transferência de veículos para simplificar a regularização de pendências

A transferência digital de veículos em Minas Gerais agora conta com uma funcionalidade que permite…

2 dias ago

CNU 2025: retificação no edital simplifica pedido de isenção

Os interessados em solicitar isenção da taxa de inscrição na segunda edição do Concurso Público…

2 dias ago

Implante contraceptivo hormonal será oferecido pelo SUS

O implante contraceptivo popularmente conhecido como Implanon será disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).…

2 dias ago

Testar e tratar salva vidas: hepatites virais têm diagnóstico e tratamento gratuitos em Minas

“Minhas pernas ficavam inchadas no fim do dia. Busquei atendimento médico, fiz exames e recebi…

2 dias ago