Destaques

Secretaria de Saúde capacita profissionais da saúde para o enfrentamento à dengue

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que lançou o curso “Manejo Clínico para Arboviroses I-Dengue”. A capacitação é gratuita e tem como objetivo subsidiar os profissionais da saúde na identificação e tratamento dos pacientes diagnosticados com a doença. O curso será realizado virtualmente, por meio de videoaulas gravadas, com carga horária total de 10 horas/aula. Para se inscrever, é necessário acessar a página inicial da Plataforma AVA SES pelo neste link e, em seguida, acessar a categoria Vigilância em Saúde.

A capacitação é direcionada aos profissionais das Unidades Regionais de Saúde e dos municípios, que atuam na assistência à saúde. Os participantes serão orientados quanto ao reconhecimento dos sinais e sintomas da dengue, zika e chikungunya, quanto ao manejo correto dos pacientes (adultos ou crianças), de acordo com os grupos de classificação da dengue, além de aprender a identificar os sinais de alarme de dengue. O curso ficará disponível de forma permanente na plataforma on-line.

De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Campos Prosdocimi, é muito importante que os profissionais da assistência à saúde sejam capacitados para prestar um melhor atendimento à população. “Considerando o cenário epidemiológico da dengue, a Secretaria de Saúde passa a oferecer, de forma imediata, esse curso. Com isso, a secretaria apresenta capacitação importante, para oferecer uma atenção adequada àqueles que venham a ser atendidos no sistema de saúde”, conta Prosdocimi.

Entre os módulos da capacitação estão a organização e estrutura da Atenção Primária à Saúde como porta de entrada da população, a abordagem sindrômica das arboviroses, o manejo clínico da dengue para os grupos A, B, C e D, além de informações sobre a realização da prova do laço e de particularidades do manejo em crianças.

Por meio deste curso, a SES-MG espera reduzir as complicações causadas pela dengue, principalmente aquelas consideradas evitáveis, ligadas ao atendimento nas Unidades de Saúde. Além disso, a Secretaria pretende sensibilizar os profissionais da saúde quanto a importância da notificação dos casos de dengue em seus territórios, para que o estado elabore ações efetivas de enfrentamento à doença, com base na realidade de cada região. “São muito importantes essas ferramentas de capacitação, para que a gente possa oferecer melhores condições aos profissionais e um melhor atendimento à população que utiliza os serviços do SUS”, finaliza Eduardo Prosdocimi.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

GDF reforça frota da Polícia Militar com entrega de 125 novas viaturas

O Governo do Distrito Federal (GDF) segue investindo na modernização das forças de segurança. Na…

6 horas ago

Servidores transformam pedaços de troncos em peças únicas em marcenaria da Novacap

Três funcionários da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) vêm transformando madeira de…

1 dia ago

Programação gratuita do fim de semana leva arte, música, esporte e cinema para a população do DF

O fim de semana no Distrito Federal oferece experiências para todos os gostos. De museus…

4 dias ago

Fies 2025 abre inscrições para mais de 58 mil vagas remanescentes

OGoverno do Brasil, por meio do Ministério da Educação (MEC), abriu nesta quinta-feira, 23 de…

4 dias ago

Terminam nesta sexta-feira (24/10) as inscrições para seleção de temporários na rede estadual de ensino

A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo…

4 dias ago

Drones utilizados pela PM passam a fiscalizar rodovias identificando infrações de trânsito

Tem início, neste mês de outubro, a fiscalização no trânsito através do uso de drones…

4 dias ago