Destaques

Seminário de Políticas Públicas debate agricultura de precisão

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) realiza o Seminário de Avaliação e Aprimoramento de Políticas Públicas para o Setor Rural, com o tema “Agricultura de Precisão: Conceito, Política e Aplicação”, na quinta-feira (23/3), das 9h às 12h. O evento virtual é gratuito e terá transmissão ao vivo no canal da Seapa do YouTube. As inscrições estão abertas pela plataforma Sympla.

A agricultura de precisão é, atualmente, uma das ferramentas mais eficazes para o monitoramento e a gestão de atividades produtivas da agropecuária, uma vez que alia pesquisa, tecnologia e sustentabilidade.

Sua aplicação traz como resultados o uso mais inteligente dos recursos econômicos e ambientais, a redução de custos e o aumento da produtividade, entre outros benefícios.

O superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa, Feliciano Nogueira Oliveira, destaca a relevância do tema para o desenvolvimento do setor. “A adoção de tecnologias de alta performance é de extrema importância para a modernização e a profissionalização do agronegócio. No nosso evento, teremos ainda uma chamada muito especial para a acessibilidade da agricultura de precisão por agricultores familiares”, afirma.

Para tratar do assunto no encontro on-line desta quinta-feira, a equipe da Secretaria de Agricultura convidou especialistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com histórico de estudos científicos e ampla experiência de trabalho na área.

Palestras

O diretor-geral do Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui (Itap/Epamig), Frederico José Vieira Passos, apresentará o cenário de pesquisas e ensino do uso da ferramenta em Minas. Em seguida, o coordenador-geral de Agricultura de Precisão e Digital do Mapa, Alaércio Londe da Silva, irá traçar um panorama dos avanços da tecnologia e os respectivos ganhos em produtividade e sustentabilidade nos sistemas de produção.

Por fim, o coordenador-técnico de Tecnologia e Inovação da Emater-MG, Péricles Alexandre Squaris Marques, abordará a aplicabilidade do recurso tecnológico em propriedades da agricultura familiar. Participantes poderão enviar dúvidas em tempo real, com a possibilidade de que elas sejam respondidas no debate entre os palestrantes, com mediação da Seapa, previsto para entre 10h30 e 12h.

São esperados, como participantes ouvintes, estudantes dos ensinos superior, técnico ou tecnológico em Ciências Agrárias e áreas correlatas, professores, pesquisadores, servidores públicos, produtores rurais, integrantes de entidades do setor produtivo e demais interessados no assunto.

Seminário

O Seminário de Avaliação e Aprimoramento das Políticas Públicas discute programas executados pelo Governo de Minas, com parceiros, público acadêmico e representantes do setor privado.

Os objetivos principais são ouvir demandas do segmento produtivo, debater soluções assertivas para os desafios da agropecuária mineira e apresentar tecnologias que aumentem a eficiência da execução das políticas estaduais.

Serviço:

XIV Seminário de Políticas Públicas para o Setor Rural – Agricultura de Precisão

Data: 23/3/2023 (quinta-feira)

Horário: 9h

Inscrições: neste link

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Capacitação gratuita em cafeicultura regenerativa oferecida pelo BDMG tem início com mais de mil inscritos de todo o estado

A capacitação gratuita e on-line sobre agricultura regenerativa com foco na cafeicultura oferecida pelo Banco…

1 dia ago

Defesa Civil de Minas Gerais realiza ação para ensinar surdos a lidarem com situações de risco

Durante o Setembro Azul, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) realiza palestras em toda…

2 dias ago

IgesDF alerta para golpe envolvendo cobrança indevida por procedimentos

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) faz um alerta importante…

2 dias ago

Governo de Minas sanciona lei para combate a golpes financeiros contra idosos

O Governo de Minas Gerais acaba de sancionar o projeto de lei que incentiva instituições…

2 dias ago

Cemig abre inscrições para curso de Aprendizagem Industrial de Eletricista de Redes Aéreas de Distribuição

A Cemig iniciou o processo seletivo para o ciclo 2025 do curso de Aprendizagem Industrial…

2 dias ago

Hemominas convoca doadores de sangue a comparecer às unidades

A Fundação Hemominas faz uma chamada para o comparecimento de doadores voluntários de sangue, fidelizados…

2 dias ago