Destaques

Serviços da Jucemg terão integração com assinatura eletrônica do sistema Gov-BR

Os serviços prestados pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) vão ganhar, a partir de quinta-feira (13/10), integração da autarquia à assinatura digital de documentos na plataforma Gov.BR. A ferramenta dispensa a aquisição de um certificado digital e a utilização de mídia física (token ou smartcard) para os atos de abertura, alteração e baixa de empresas.

Empresários e contadores podem utilizar o recurso por meio de computador ou dispositivo móvel (celular ou tablet) para assinar documentos com valor jurídico, conforme a Lei 14.063/2020. Ao integrar mais esta tecnologia em seu portal, a Jucemg oferece maior praticidade, agilidade e economia aos usuários, além de desburocratizar e reduzir custos dos serviços por meio de alternativa simples e gratuita para a assinatura eletrônica de atos empresariais.

Passo a passo para assinatura

Para ter acesso à assinatura digital no Gov.BR, é preciso possuir conta prata ou ouro na plataforma. O cidadão interessado em dispor desse serviço deve entrar no aplicativo Gov.BR e efetuar a biometria facial ou, então, acessar o Gov.BR – pelo app ou pela web – e fazer a identificação pelos seguintes bancos: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banrisul, BRB, Bradesco, Sicoob, Santander, Itaú, Sicred e Agibank.

O acesso à assinatura eletrônica será disponibilizado no módulo de Registro Digital da Jucemg, ao lado das opções já disponíveis de assinatura via certificado digital e certificado digital em nuvem. Ao clicar na opção assinatura Gov.Br, o cidadão será automaticamente direcionado ao portal de assinatura eletrônica para concluir essa etapa.

É importante ressaltar que as três opções de assinatura (certificado digital, certificado digital em nuvem e assinatura Gov.BR) estarão disponíveis para escolha de preferência do cidadão. Em um mesmo processo inclusive, poderão ser utilizadas opções diferentes de assinatura a critério dos sócios, empresários, contadores, advogados e demais usuários.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

MPMG lança coleção de cartilhas para promover cidades mais acessíveis

  O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional…

19 horas ago

Polícia Civil de Unaí e Paracatu recebem viaturas, armas e drones

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, entregou viaturas, armas e drones para a Polícia…

20 horas ago

Governo de Minas disponibiliza mais de 13 mil vagas em cursos técnicos gratuitos em escolas estaduais

Estudantes do ensino médio da rede estadual e egressos que buscam qualificação profissional já podem…

20 horas ago

Governo de Minas seleciona 29 municípios para o programa Geração Esporte

O Governo de Minas publicou, na sexta-feira (4/7), o resultado do edital do programa Geração…

20 horas ago

Federação de domésticas reivindica mesmos direitos para diaristas

A exclusão das diaristas da Lei Complementar 150, que regulamentou os direitos dos trabalhadores domésticos…

2 dias ago

Zoológico de Brasília reabrirá ao público na próxima segunda-feira (7)

Após mais de um mês fechado por precaução sanitária, o Jardim Zoológico de Brasília voltará…

2 dias ago