Destaques

Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, lança o Projeto Sesc Saúde do Homem

Com foco em facilitar e ampliar o acesso dos homens a ações de promoção da saúde, o Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, promove o projeto Sesc Saúde do Homem. Uma iniciativa que busca contribuir efetivamente para a prevenção de doenças cardiovasculares entre a população masculina, especialmente os trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo e seus dependentes. A ação também é aberta ao público em geral, mediante vagas disponíveis.

Por meio de uma Unidade Móvel adaptada, o projeto idealizado pelo Sesc em Minas circula por diversas regiões do estado., incluindo a capital, região metropolitana e interior A proposta é oferecer, gratuitamente, atendimentos especializados, de rotina, mediante agendamento prévio com parceiros locais, ajudando a reduzir a demanda reprimida por exames e diagnósticos.

Foco em Ccardiologia

A principal frente de atendimento do projeto está voltada para a cardiologia, uma vez que as doenças do aparelho circulatório, como Acidente Vascular Encefálico (AVE) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), lideram as causas de morte entre os homens no estado. Além disso, também são realizados exames relacionados ao câncer de próstata em pacientes sintomáticos, conforme orientações do Ministério da Saúde.

“Nosso maior objetivo é ampliar o acesso da população masculina a serviços de assistência à saúde, de forma gratuita e qualificada, atendendo tanto os trabalhadores do comércio e seus dependentes quanto a comunidade em geral, sempre com um olhar humanizado. Além disso, queremos fortalecer a educação sobre o tema e promover a prevenção como o melhor caminho para a qualidade de vida”, afirma o Presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, Nadim Donato.

Divulgação Fecomércio/Sesc Minas Gerais

Fluxo de atendimento 

O fluxo de atendimento ocorre com agendamento prévio pelos parceiros formais (prefeituras e sindicatos locais), não havendo programação de atendimento por demanda espontânea. Após o agendamento, os pacientes passam por três etapas principais:

Acolhimento e Triagem

Realizado por um enfermeiro, com cadastro e coleta de dados clínicos.

2. Consulta de Enfermagem

Inclui exames como teste de glicemia capilar, perfil lipídico, PSA (quando indicado), análise da composição corporal, aferição da pressão arterial, batimentos cardíacos, frequência respiratória, saturação de oxigênio e orientações em saúde. Duração aproximada: 20 minutos.

Atendimento Médico

Consulta com avaliação dos resultados e realização de eletrocardiograma (ECG). Se necessário, o paciente é encaminhado à rede de saúde municipal. Duração aproximada: 20 minutos.

Educação em  Saúde

A educação em saúde é um dos pilares do projeto, com ações que visam promover hábitos saudáveis e prevenir doenças, como:

Alimentação equilibrada e controle de peso;
Atividade física regular;
Redução do uso de álcool, tabaco e outras substâncias;
Prevenção de ISTs e incentivo à sexualidade responsável;
Planejamento familiar.
Além disso, o projeto solicita parceria com os municípios para a distribuição gratuita de preservativos masculinos, reforçando o compromisso com a prevenção.

Duração e Estrutura do Projeto

Cada edição do projeto tem duração média de 35 dias corridos, sendo cerca de 20 dias úteis de atendimento em cada município. A unidade móvel funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A estrutura do caminhão inclui dois consultórios, recepção externa, banheiro e equipamentos modernos, além de acessibilidade.

Para solicitar a presença da Unidade Móvel Sesc Saúde do Homem em seu município, sindicatos, prefeituras e empresários podem acessar o site do Sesc em Minas neste link.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Jovens entre 9 e 19 anos do DF podem se vacinar contra HPV

O papilomavírus humano (HPV) pode estar mais perto do que muitos imaginam e, na maioria…

4 horas ago

Polícia Militar prende 432 autores de violência doméstica em Minas

Ao longo de mês de agosto, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio…

4 horas ago

Concurso de Fotografia integra programação do Dia Mundial da Limpeza

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Fotografia Limpa Brasil 2025, iniciativa que une…

5 horas ago

Carteira nacional do professor será entregue em outubro, anuncia MEC

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta segunda-feira (1º) que a entrega da Carteira…

23 horas ago

Esplanada dos Ministérios terá alterações no trânsito e segurança reforçada para o 7 de Setembro

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) concluiu o Protocolo de Operações Integradas…

1 dia ago

Minas lança aplicativo para acompanhar processo de licenciamento ambiental em tempo real

O Governo de Minas avança na modernização da gestão ambiental com o lançamento do SLA+,…

1 dia ago