Distrito Federal

Capacitação da Segurança destinada a mulheres tem inscrições abertas até o dia 19

As inscrições para o segundo ciclo do curso “Mulher Segura – Prevenção da Violência e o Protocolo Por Todas Elas”, oferecido gratuitamente pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), seguem abertas até o próximo dia 19, com mil vagas disponíveis.

A segunda edição do curso amplia o alcance da capacitação iniciada em 2025 e reforça a integração entre prevenção, articulação institucional e participação do setor produtivo. A iniciativa é fruto de parceria entre a SSP-DF e as secretarias da Mulher (SMDF), de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) e de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), além do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae-DF).

“A prevenção à violência contra a mulher é uma responsabilidade coletiva”

Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública

A capacitação é ofertada na modalidade Ensino a Distância (EAD) autoinstrucional, com 20 horas de carga horária, e integra o projeto Parceiro da Segurança. O curso é voltado prioritariamente a profissionais de hotéis, bares, restaurantes, shoppings, casas de show e grandes eventos, conforme previsto no Decreto nº 46.183/2024, mas também está disponível a outros segmentos empresariais e cidadãos interessados.

O curso aprofunda a compreensão sobre os diferentes tipos de violência contra a mulher — física, psicológica, moral, sexual e patrimonial —, destacando o caráter progressivo da violência e a importância da identificação precoce de sinais de risco. A formação orienta ainda sobre legislação vigente, mecanismos de denúncia e aplicação prática do Protocolo Por Todas Elas, instituído pela Lei Distrital nº 7.241/2023.

“A prevenção à violência contra a mulher é uma responsabilidade coletiva”, ressalta o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar. “Quando profissionais que atuam diretamente com o público estão preparados para reconhecer sinais de risco e agir corretamente, ampliamos de forma concreta a rede de proteção no Distrito Federal. O curso fortalece essa cultura de cuidado, responsabilidade e compromisso social.”

Enfrentamento

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, vê a capacitação como fundamental. “Toda a sociedade deve estar preparada para combater a violência contra a mulher”, afirma. “Essa é mais uma ação integrada do GDF para levar aos trabalhadores do comércio conhecimento sobre como agir e como acolher as vítimas.”

A subsecretária de Prevenção à Criminalidade, Regilene Rozal, reforça que a qualificação é uma ferramenta essencial de transformação social: “Cada profissional capacitado representa um ponto a mais na rede de acolhimento e orientação às mulheres. O curso amplia a conscientização e promove mudança cultural dentro das empresas, tornando ambientes de lazer e trabalho mais seguros e atentos”.

As aulas vão do dia 23 deste mês até 24 de março, por meio da Escola Virtual da SSP-DF. A pasta lembra às pessoas interessadas que não deixem a inscrição para a última hora, garantindo a participação nesta edição.

Inscreva-se por este link.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Abono salarial começa a ser pago nesta segunda

Os trabalhadores nascidos em janeiro que ganharam até R$ 2.766 com carteira assinada em 2024…

2 dias ago

STF julga validade da aposentadoria especial para vigilantes

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir nesta sexta-feira (13) se vigilantes tem direito à…

3 dias ago

Programa de doação de kits feira está com edital aberto para a seleção de novos municípios

Os municípios interessados em participar do Programa de Doação de Kits Feira Livre têm até…

5 dias ago

Minas Gerais adota novo modelo de exames de direção a partir desta sexta-feira (13/2)

Minas Gerais adota, a partir desta sexta-feira (13/2), um novo modelo de exame prático para…

5 dias ago

Central de Bloqueio de Celulares reforça a segurança dos mineiros durante o Carnaval com operação 24 horas por dia

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) disponibiliza um…

5 dias ago

Carnaval: Saúde reforça valor da doação de sangue para manter estoque

Com a proximidade do carnaval, o Ministério da Saúde reforçou a importância da doação voluntária…

6 dias ago