Distrito Federal

DF abre inscrições para 360 vagas em cursos de qualificação profissional

Estão abertas as inscrições, até 5 de junho, para 360 vagas nos cursos de qualificação profissional do projeto Jornada da Mulher Trabalhadora – Etapa Ceilândia. Serão disponibilizadas vagas para os cursos de maquiagem profissional, secretariado administrativo, cuidador de idoso, alongamento de unhas, cabeleireira profissional e trancista, com 30 vagas para cada ocupação, tanto no turno matutino quanto no vespertino.

O edital de chamamento público nº 19/2023 foi publicado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet). As inscrições podem ser feitas de forma eletrônica, com preenchimento de formulário pelo portal da Sedet.

Os cursos terão carga horária de 80 horas/aula e serão ministrados no período da manhã, das 9h às 12h30, e no período da tarde, das 13h30 às 17h. O local das atividades será a Praça da Bíblia, no Setor P, QNP 19, Conjunto E, em Ceilândia.

Para participar do projeto, são exigidos alguns requisitos. Os interessados devem ser trabalhadores adultos, brasileiros natos ou naturalizados, ou estrangeiros em situação regular no país. Será dada prioridade à população negra, mulheres, jovens, pessoas com deficiência, migrantes e outras minorias. Além disso, é necessário residir preferencialmente na Região Administrativa de Ceilândia e estar em situação de vulnerabilidade social, buscando qualificação ou requalificação profissional para ingressar no mercado de trabalho.

Os candidatos devem ter 16 anos de idade ou mais, sendo que os jovens entre 16 e 17 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis legais. O formulário de autorização estará disponível no site da Sedet. Pessoas beneficiárias do seguro desemprego, desempregadas ou trabalhadoras informais também podem se inscrever no projeto.

A pré-matrícula será realizada por ordem cronológica de inscrição, de forma automática pelo sistema eletrônico. Ao final do processo, será emitida uma declaração de pré-matrícula em formato PDF, que deverá ser apresentada no momento da confirmação da matrícula.

A convocação dos candidatos selecionados e o resultado final da pré-matrícula serão divulgados no site da Sedet a partir de 7 de junho. Os convocados deverão comparecer ao local de execução dos cursos em 9 e 10 de junho, levando os documentos originais necessários para comprovação dos requisitos de participação.

Aqueles que cumprirem a frequência mínima de 75% da carga horária total e obtiverem aproveitamento mínimo de 60% no curso terão direito ao certificado de qualificação profissional, autenticado pela entidade qualificadora e pela Sedet. O início das atividades formativas está previsto para 12 de junho.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Mais crédito para o Centro-Oeste: empresários e prefeituras ampliam em 35% o acesso a financiamentos no BDMG

Os empresários e prefeituras do Centro-Oeste do Estado ampliaram em 35% a busca por financiamentos…

9 horas ago

Definidas as datas para o pagamento do IPVA 2026

A Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF) definiu as datas de vencimento das parcelas…

9 horas ago

Secretaria de Educação prorroga prazo da atualização cadastral para 17/12

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) ampliou o prazo para que…

10 horas ago

Procon-MPMG divulga levantamento com dados da ‘Black Friday’ dos últimos cinco anos

Utilizando o ProconData, plataforma integrada que oferece recursos avançados de pesquisa como filtros, classificações e…

10 horas ago

​​​​​​​Governo do DF cria política inédita de apoio aos protetores de animais com cartões Ração e Castração

Em uma iniciativa histórica para a causa animal do Distrito Federal (DF), o governador Ibaneis…

2 dias ago

Programa Filhos de Minas amplia cuidados no pré-natal e reforça acolhimento a gestantes vulneráveis

Moradora de Bom Despacho, Maria Alice Gorgosinho recebeu um kit com bolsa, cobertor, roupas e…

3 dias ago