Distrito Federal

DF proíbe distribuição de sacolas plásticas a partir de segunda-feira

As sacolas plásticas comuns distribuídas em lojinhas e supermercados para transportar mercadorias estão com horas contadas no Distrito Federal. A partir desta segunda-feira (1º), a distribuição ou venda delas está proibida, e apenas as feitas com material biodegradável ou biocompostável, que demoram menos tempo para se decompor, estão autorizadas no comércio local.

A proibição de sacolas com matérias que agridem o meio ambiente está prevista na Lei Distrital 6.864, sancionada pelo governador do DF, Ibaneis Rocha, em 21 de junho de 2021. O prazo foi estendido neste fim de semana.

Segundo o presidente do Sindicato dos Supermercados do DF (Sindisuper), Jair Prediger, as empresas associadas estão cientes e vão cumprir a determinação.

“Os estabelecimentos comerciais devem estimular o uso de sacolas reutilizáveis, assim consideradas aquelas que sejam confeccionadas com material resistente e que suportem o acondicionamento e o transporte de produtos e mercadorias em geral”, diz a norma legal.

Para tentar diminuir custos e garantir que os consumidores saiam dos estabelecimentos com seus produtos, os supermercados deverão vender sacolas reutilizáveis, feitas com material resistente e não poluentes.

No Brasil, em 2011, Belo Horizonte foi a primeira cidade no país a proibir a distribuição de sacolas plásticas em supermercados. De lá para cá, cresce em todo o Brasil o movimento para proibir o uso de sacolas plásticas comuns, e muitas outras cidades brasileiras já adotam a medida.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Projeto High Tech Course tem 960 vagas abertas para oficinas gratuitas de Audiovisual e informática

Com o objetivo de promover a inclusão digital e profissional, o projeto "High Tech Course"…

40 minutos ago

Prova de vida de servidores inativos, assistidos e pensionistas especiais do Governo de Minas pode ser feita on-line

Os servidores inativos do Governo de Minas, pensionistas especiais e assistidos da Lei nº 24.402/2023…

1 hora ago

Quase 1,3 milhão de contribuintes do DF estão aptos a participar do sorteio do Nota Legal

O Programa Nota Legal, do Governo do Distrito Federal, já sorteou em 15 anos um…

1 hora ago

Governo de Minas destaca compromisso com municípios durante Marcha dos Prefeitos em Brasília

O governador Romeu Zema participou, na manhã desta terça-feira (20/5), da abertura da 26ª Marcha…

1 hora ago

Hemominas convoca população a doar sangue nas unidades de todo o estado

Com a chegada do clima frio e seco, o comparecimento de voluntários às unidades da…

2 horas ago

Minas Gerais lidera vacinação contra influenza no dia D da campanha nacional

Minas Gerais foi o estado brasileiro que, proporcionalmente, mais aplicou doses da vacina contra a…

2 horas ago