Categories: Distrito Federal

Dia da Mulher da DPDF realiza mais de 22 mil atendimentos em 15 edições

O Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) realizou 22.426 atendimentos em 15 edições. O projeto, que oferta diversos serviços gratuitos para mulheres em situação de vulnerabilidade, concorre à 21ª edição do Prêmio Innovare, que homenageia práticas que garantam a dignidade da pessoa humana ao atender necessidades básicas como saúde, educação, cultura e renda ou tenham o objetivo de eliminar as desigualdades sociais, contribuindo para o aprimoramento da Justiça no Brasil. Apenas na 15ª edição do projeto, que ocorreu em 5 de agosto, a instituição realizou dois mil atendimentos ao público feminino.

Com a participação de vários parceiros, o Dia da Mulher da DPDF oferece diversos serviços gratuitos para atender várias áreas do público feminino em situação de vulnerabilidade, como orientação jurídica e psicossocial | Foto: Divulgação/DPDF

A iniciativa, que teve início em maio de 2023 no Nuclão da DPDF, ocorre na primeira segunda-feira de cada mês e, caso seja feriado, é realizada no primeiro dia útil subsequente. A cada edição do evento, novas parcerias são firmadas para ampliar a oferta de serviços ao público feminino, promovendo uma abordagem mais abrangente e holística para lidar com os diversos desafios que essas mulheres enfrentam, desde questões de saúde e segurança até acesso à Justiça e oportunidades econômicas.

Em março, mês das mulheres, a DPDF homenageou parceiros da instituição na execução do projeto com a entrega de placas com moção de louvor pela participação na iniciativa. No evento, também foram agraciadas mulheres reconhecidas por sua atuação em espaços de decisão e combate à violência doméstica e familiar, além de homenageados representantes de órgãos e instituições públicas e empresas privadas do DF que trabalham em parceria com a DPDF na promoção de direitos das mulheres.

“Muitas mulheres vulneráveis enfrentam barreiras significativas para acessar a Justiça. A realização de mais de 22 mil atendimentos específicos para esse público é um reflexo do compromisso da DPDF com a justiça social e a equidade de gênero”

Emmanuela Saboya, subdefensora pública-geral

A subdefensora pública-geral e coordenadora do evento, Emmanuela Saboya, destaca que a instituição desempenha um papel crucial na proteção e na promoção dos direitos das mulheres em situação de vulnerabilidade social. “Muitas mulheres vulneráveis enfrentam barreiras significativas para acessar a Justiça. A realização de mais de 22 mil atendimentos específicos para esse público é um reflexo do compromisso da DPDF com a justiça social e a equidade de gênero”, comemorou.

Moradora da Estrutural, Priscila dos Santos já participou de três edições do Dia da Mulher. “É um evento muito importante para a comunidade. Sempre venho aqui quando preciso de atendimento e consigo acesso a diversos serviços. Agradeço imensamente por essa oportunidade”, destacou.

Antônia Pereira participou da 14ª edição do Dia da Mulher em busca de mamografia. Moradora de São Sebastião, ela conta que o exame solicitado pela ginecologista está fora do seu orçamento. “Graças a essa iniciativa, pude realizar a mamografia e fazer o acompanhamento periódico anual com a minha médica. Na próxima edição, também venho em busca de novos serviços”, agradeceu a doméstica.

Serviços gratuitos

Com a participação de vários parceiros, o Dia da Mulher da DPDF oferece diversos serviços gratuitos para atender várias áreas do público feminino em situação de vulnerabilidade, como orientação jurídica e psicossocial. Mães que precisam levar as crianças para o evento contam com uma brinquedoteca para deixar os seus filhos enquanto realizam os atendimentos. Na área da saúde, a iniciativa oferta atendimentos odontológicos, atendimentos médicos, fisioterapeutas, psicológicos, exames de autocoleta de prevenção do câncer do colo do útero, testes de papilomavírus humano (HPV), aferição de pressão ocular, exames de imagem e de sangue, testes rápidos de dengue e vacinação.

Diversos serviços gratuitos de transporte público, como cartão social, passe estudantil, cartão mobilidade, cartão especial, passe livre, passe livre especial, cartão criança e cartão sênior também são ofertados. A ação também conta com consultas ao Caixa Tem, ao Programa Pé-de-Meia, ao Bolsa Família, ao PIS e ao FGTS.

Ações de prevenção e enfrentamento da violência doméstica contra a mulher também fazem parte do evento, que disponibiliza atendimentos psicossociais de orientação e de sensibilização, além da distribuição de materiais informativos. A ação disponibiliza também serviços estéticos, com a oferta de design de sobrancelhas, maquiagem, depilação de face e buço e corte feminino.

A iniciativa oferece, ainda, orientações sobre o acesso ao mercado de trabalho com atendimentos ao empregador, como CTPS Digital, seguro-desemprego, orientação profissional, Cesta do Trabalhador, inscrições e orientações para diversos cursos de qualificação profissional, além da disponibilização de vagas de estágio de ensino médio, técnico e superior, vagas para jovem aprendiz ao público de 14 a 24 anos e cadastros em cursos gratuitos.

Pessoas com Deficiência também são atendidas pela iniciativa, que oferta carteira de identificação para Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, orientações sobre passe livre especial e sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC), além da distribuição de material informativo. O evento conta ainda com atendimentos referentes à regularização e à inscrição em programas habitacionais, prestação de serviços socioassistenciais, distribuição de lanches e água potável.

 

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Capacitação gratuita em cafeicultura regenerativa oferecida pelo BDMG tem início com mais de mil inscritos de todo o estado

A capacitação gratuita e on-line sobre agricultura regenerativa com foco na cafeicultura oferecida pelo Banco…

1 dia ago

Defesa Civil de Minas Gerais realiza ação para ensinar surdos a lidarem com situações de risco

Durante o Setembro Azul, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) realiza palestras em toda…

1 dia ago

IgesDF alerta para golpe envolvendo cobrança indevida por procedimentos

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) faz um alerta importante…

2 dias ago

Governo de Minas sanciona lei para combate a golpes financeiros contra idosos

O Governo de Minas Gerais acaba de sancionar o projeto de lei que incentiva instituições…

2 dias ago

Cemig abre inscrições para curso de Aprendizagem Industrial de Eletricista de Redes Aéreas de Distribuição

A Cemig iniciou o processo seletivo para o ciclo 2025 do curso de Aprendizagem Industrial…

2 dias ago

Hemominas convoca doadores de sangue a comparecer às unidades

A Fundação Hemominas faz uma chamada para o comparecimento de doadores voluntários de sangue, fidelizados…

2 dias ago