Distrito Federal

Educação do DF abre inscrições para o programa Educador Social Voluntário de 2023

As inscrições para o programa Educador Social Voluntário (ESV) de 2023 estão abertas a partir desta segunda-feira (23) e vão até quinta (26). São 4.500 vagas para as 14 coordenações regionais de ensino do Distrito Federal.

A seleção será feita por comissões avaliadoras, por meio de análise de currículo, nas próprias unidades escolares contempladas. A avaliação da documentação será realizada pelos gestores das escolas, no sistema online das inscrições.

Os selecionados vão contribuir com a educação especial e as escolas de tempo integral, que contemplam a educação infantil e o ensino fundamental. Pelas atividades desempenhadas, receberão R$ 40 por turno de voluntariado de atuação, como ressarcimento exclusivo para alimentação e transporte.

O candidato poderá atuar, no máximo, em duas unidades ou em dois turnos na mesma escola. Podem participar pessoas maiores de 18 anos que tenham escolaridade a partir do ensino fundamental completo, com comprovação de conclusão, conforme previsto na portaria.

Voluntariado

Os voluntários atuam no auxílio de atividades escolares, dando apoio aos estudantes com necessidades educacionais especiais e/ou deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA) no exercício das atividades diárias que englobem alimentação, locomoção e higienização nas escolas.

O trabalho voluntário também compreende ajudar no processo de integração e aprendizado dos estudantes e/ou indígenas não falantes de língua portuguesa, residentes no Brasil e matriculados nas unidades da rede pública de ensino do DF.

O tempo diário de voluntariado será de quatro horas. O ressarcimento será feito pela regional de ensino, com recursos do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf).

A portaria veda a atuação do educador social voluntário na escola em que seu filho esteja matriculado se a unidade estiver localizada na zona urbana. A proibição não se aplica aos candidatos que tenham filhos matriculados em escolas da zona rural.

Classificação

Os candidatos serão classificados por meio da pontuação obtida, seguindo o formulário de análise curricular dos critérios de seleção e classificação, contido no anexo II da Portaria nº 58.

A divulgação dos resultados, parcial e final, do processo seletivo será feita no mural da unidade escolar e nos canais de comunicação online utilizados pela comunidade escolar.

Confira, abaixo, a lista de documentos necessários para fazer inscrição:

→ identificação oficial com foto;
→ certidões negativas da Justiça Federal e da Justiça Distrital;
→ certidão negativa da Justiça Eleitoral, que pode ser obtida no site do TRE-DF;
→ comprovante de residência;
→ comprovante de escolaridade;
→ comprovante de experiência, se for o caso;
→ termo de ciência previsto no anexo X da portaria.

Inscrições podem ser feitas neste link.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

MPMG lança plataforma Panorama da Educação para auxiliar atuação de promotores de Justiça

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) lançou nesta quinta-feira, 3 de julho, o Panorama…

2 dias ago

Precisa de atendimento de saúde mental? Saiba onde buscar ajuda na rede pública do DF

No Distrito Federal, quem enfrenta algum quadro de sofrimento psíquico pode buscar ajuda em uma…

2 dias ago

Governo de Minas digitaliza mais uma etapa da transferência de veículos para simplificar a regularização de pendências

A transferência digital de veículos em Minas Gerais agora conta com uma funcionalidade que permite…

2 dias ago

CNU 2025: retificação no edital simplifica pedido de isenção

Os interessados em solicitar isenção da taxa de inscrição na segunda edição do Concurso Público…

3 dias ago

Implante contraceptivo hormonal será oferecido pelo SUS

O implante contraceptivo popularmente conhecido como Implanon será disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).…

3 dias ago

Testar e tratar salva vidas: hepatites virais têm diagnóstico e tratamento gratuitos em Minas

“Minhas pernas ficavam inchadas no fim do dia. Busquei atendimento médico, fiz exames e recebi…

3 dias ago