Distrito Federal

Empreendedorismo ganha força nas escolas públicas com parceria do Sebrae

A educação empreendedora tem firmado suas raízes e, ao mesmo tempo, criado asas em estudantes e gestores da rede pública de ensino. Nesta sexta-feira (10), o Governo do Distrito Federal (GDF) e o Sebrae renovaram, até 2025, um termo de cooperação para o desenvolvimento de ações nas escolas públicas, responsável por atender cerca de 290 mil alunos em 2022.

“O Sebrae sempre nos apoiou; tivemos mais de 500 professores que conseguiram pós-graduação gratuita com o Sebrae. E também faço um pedido aqui, que possamos ter uma escola empreendedora, assim como temos as escolas de gestão compartilhada. Todos os grandes projetos tiveram participação do Sebrae e sabemos que podemos contar com eles”
Celina Leão, governadora em exercício
Além de sensibilizar os estudantes para o empreendedorismo e ofertar a formação técnica, o Sebrae também vai auxiliá-los a buscar diferentes soluções em áreas ambientais, de saúde, educacionais, dando possibilidade de criarem startups.

A assinatura ocorreu em um restaurante na Asa Sul e contou com a presença da governadora em exercício Celina Leão, da secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, e da superintendente do Sebrae-DF, Rose Rainha.

“O Sebrae sempre nos apoiou; tivemos mais de 500 professores que conseguiram pós-graduação gratuita com o Sebrae. E também faço um pedido aqui, que possamos ter uma escola empreendedora, assim como temos as escolas de gestão compartilhada. Todos os grandes projetos tiveram participação do Sebrae e sabemos que podemos contar com eles”, afirmou a governadora em exercício.

Para a secretária de Educação, o envolvimento do terceiro setor é fundamental para o desenvolvimento dos alunos. “Esse trabalho vem sendo feito junto às escolas e leva milhares de alunos a pensarem no empreendedorismo, a pensarem em empreender, mudar conceitos, trabalhar a criatividade. Às vezes, o aluno pode ter uma ideia e vender essa ideia, por isso temos um projeto de trabalhar incubadoras e desenvolver startups junto aos estudantes”, detalha.

A Educação Empreendedora é um projeto do Sebrae presente em mais de cinco mil municípios e que atende mais de 12 milhões de estudantes e capacitou mais de 750 mil professores. No DF, a parceria busca desenvolver o potencial criativo e inovador dos estudantes durante a vida escolar. Objetivo que tem dado resultado. “Em 2022, nós tivemos mais de 15 mil professores formados na educação empreendedora, com algum tipo de ação, e quase 300 mil alunos capacitados. O Sebrae tem atuado desde a sensibilização da educação empreendedora com esses alunos das séries iniciais até os alunos do ensino médio, estes com possibilidade de saírem formados no curso técnico de administração. Ou seja, eles saem formados com dois diplomas”, detalha a superintendente do Sebrae-DF.

Na reunião desta sexta-feira (10), os 14 coordenadores regionais de ensino participaram do evento, além de subsecretários e gestores do governo. Para o coordenador da regional de Taguatinga, Murilo Marconi, a parceria com o Sebrae desperta e engrandece uma habilidade presente em muitos alunos. “Muitos deles são as pessoas proativas financeiramente dentro de casa, então essa iniciativa vem para somar no conhecimento deles. E muitos já exercem o empreendedorismo, por exemplo, vendendo docinhos. É importante dar esse incentivo a eles”, argumenta.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Nos 35 anos do CDC, Colegiado Nacional de Procons Estaduais cria enquete nacional para avaliar percepção de consumidores

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) está completando 35 anos e, para avaliar a…

1 hora ago

Prouni: prazo para comprovar informações de inscrição termina hoje

O prazo para os estudantes pré-selecionados no Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao segundo…

2 horas ago

GDF vai reforçar segurança nas unidades da rede pública de saúde

A rede pública de saúde do Distrito Federal contará com reforço na segurança dos profissionais…

2 horas ago

GDF institui Política Distrital de Atenção Humanizada ao Desaparecimento de Pessoas

O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou a Política Distrital de Atenção Humanizada ao Desaparecimento…

1 dia ago

Estoque de sangue O negativo está crítico em hemocentro de Brasília

O estoque de sangue tipo O negativo está crítico na Fundação Hemocentro de Brasília. O…

1 dia ago

Plataformas SeloVerde e CAR 2.0 ganham versão mobile para ampliar acessibilidade

As plataformas SeloVerde e CAR 2.0 ganharam versões otimizadas para celulares e tablets nesta semana.…

2 dias ago