Distrito Federal

Escolas podem agendar visita a exposição sobre história da construção de Brasília

A exposição Memórias Avulsas, em cartaz na sede da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) desde janeiro, abriu a oportunidade para que escolas do Distrito Federal agendem visitações para suas turmas de ensino fundamental. A exposição é gratuita e visa ensinar sobre a história da Novacap e da capital federal pela ótica daqueles que ajudaram a construí-la, utilizando-se de fotografias e equipamentos da época.

A mostra Memórias Avulsas conta com 162 equipamentos e 90 fotografias que resgatam parte da história da construção de Brasília | Fotos: Kiko Paz/Novacap

Professores, diretores ou administradores de escolas que desejarem agendar visitações de turmas devem entrar em contato direto com o presidente da Comissão de Criação do Museu da Novacap, Claudimar Miranda, pelo e-mail claudimar.miranda@novacap.df.gov.br ou pelo número de telefone (61) 3403-2448 e WhatsApp (61) 998405-3528.

Localizada na sede da Novacap (Setor de Áreas Públicas, lote B S/N SAI Sul), a exposição funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, tem classificação indicativa livre e entrada franca.

A instituição interessada deve incluir, na mensagem, o número de estudantes e adultos que participarão da visitação, além da data e horário pretendidos. Também precisa ser informado se há a necessidade da reserva de um espaço para a realização de lanche dos alunos, para o qual a companhia oferece o espaço Macarrão. Nesse caso, o lanche a ser disponibilizado é de responsabilidade da escola.
De acordo com Claudimar Miranda, ainda não há data confirmada para a finalização da exposição. Contudo, o presidente da comissão recomendou que instituições interessadas tentem agilizar o processo de agendamento das visitas.

Na última semana, mais de 300 estudantes de duas escolas visitaram a mostra: alunos do 4º ano do ensino fundamental do La Salle de Águas Claras e do 3º ano da Escola das Nações.

Para a professora do 4º ano H do La Salle Águas Claras, Kátia Costa, a exposição oferece uma oportunidade de que os alunos aprofundem o conteúdo estudado em sala de aula de uma maneira mais visual, além de possibilitar que conheçam mais detalhes sobre a história da cidade.

“No caso deles [alunos de 4º ano], faz parte da grade curricular, e é de suma importância porque eles vão vivenciar de uma forma muito mais relevante o que a gente fala em sala de aula. Eles vão ter a oportunidade de ver de pertinho tudo que fez parte da história da construção da nossa capital. É de suma importância vivenciar essas passagens por espaços tão importantes que fizeram parte da nossa história”, destacou a docente.

A ideia da visitação de grupos escolares surgiu por meio do contato de diretores de escolas pela página do instagram da companhia (@novacapoficial), que enviaram mensagens demonstrando interesse em levar grupos de alunos para a exposição Memórias Avulsas após uma postagem que divulgava o acervo.

 

Na última semana, mais de 300 estudantes de duas escolas visitaram a mostra

“O Instagram é um canal muito importante para a instituição, pois amplia a divulgação dos trabalhos da Novacap. E aí, alguns administradores de escolas viram essa postagem e entraram em contato conosco por email, telefone e pelo próprio instagram, querendo trazer o conhecimento da história da Novacap — que geralmente não é o foco quando se fala da construção de Brasília — para seus alunos”, contou o presidente da Comissão de Criação do Museu da Novacap, Claudimar Miranda.

Sobre a exposição

A mostra conta com 162 equipamentos e 90 fotografias que resgatam parte da história da construção de Brasília e está instalada no prédio da presidência da empresa (Israel Pinheiro) e nos corredores de acesso aos demais blocos.

Os itens fazem parte do acervo da empresa pública coletados ao longo de 68 anos, com apoio do Arquivo Público, do Museu Vivo da História Candanga e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec-DF).

Entre os objetos expostos, destaque para um teodolito, instrumento de precisão óptica que mede ângulos verticais e horizontais; uma calculadora mecânica Facit C1-13 utilizada por trabalhadores daquela época; várias pranchetas de engenharia ainda com desenhos afixados; e uma cadeira usada pelo primeiro presidente da Novacap, Israel Pinheiro.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Estão abertas as inscrições para curso gratuito de conversação em inglês na Biblioteca Nacional de Brasília

Para quem sonha em aprimorar o inglês de forma mais acessível que um curso particular…

5 minutos ago

Governo do Estado consolida Pix como forma de pagamento de taxas e impostos

Sair de casa para pagar uma taxa, imprimir boleto de papel ou ir até a…

46 minutos ago

Casos de otite aumentam no verão e exigem atenção redobrada com as crianças

Durante as férias de verão, os casos de otite externa, doença conhecida como ouvido de…

1 dia ago

Governo de Minas dá dicas de prevenção a golpes envolvendo o IPVA 2026

A escala de vencimentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026…

1 dia ago

Prefeitura de Buritis – MG lança edital de Processo Seletivo com diversos cargos

No estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Buritis anunciou a abertura de edital de…

1 dia ago

Polícia Militar amplia atendimento com o serviço Meu BO PM para registro remoto de ocorrências

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) implementou o teleatendimento remoto para ocorrências que não…

5 dias ago