Distrito Federal

Escolas públicas do DF recebem projeto sobre o uso consciente e seguro da internet

Com o início das aulas em 10 de fevereiro, os estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal contarão com uma ação voltada ao uso responsável e seguro da internet. A iniciativa se dará por meio do projeto Juntos por Uma Internet Segura para Crianças e Adolescentes, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), em parceria com a empresa SaferNet Brasil, que atua na promoção e defesa dos direitos humanos na internet no país.

Projeto Cidadania nas Escolas, da Sejus-DF, vai ajudar estudantes a utilizarem melhor a internet | Foto: Divulgação/Sejus-DF

O Cidadania nas Escolas, projeto da Sejus-DF que desenvolve ações educativas dentro e fora das salas de aula, fornecerá preparo aos alunos sobre o uso consciente da internet. Ao longo deste ano letivo, os servidores da pasta terão debates, oficinas e outras metodologias diversificadas, bem como informações sobre como navegar na internet respeitando os direitos e deveres no ambiente online, como evitar discursos de ódio, respeitar a privacidade alheia e saber diferenciar conteúdos confiáveis. Também estão previstas campanhas de conscientização e de como estabelecer um ambiente escolar que valorize o respeito, tanto no mundo físico quanto no virtual.

Capacitação de servidores

Com duração de dois anos, a parceria com a SaferNet prevê ainda ações institucionais, eventos, cursos e aperfeiçoamentos para servidores, com conselheiros tutelares do DF e jovens do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Também está sendo conduzido um estudo para incorporar ao escopo da parceria o tema das plataformas de apostas online, com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos associados a algumas plataformas e orientá-los sobre como proteger seus dados pessoais.

Proteção para crianças e adolescentes

Dados da Pesquisa TIC Kids Online apontam que 93% da população brasileira de 9 a 17 anos é usuária da internet pelo celular, computador e até mesmo pela televisão.

A informação torna ainda mais relevante a importância de famílias, educadores e agentes públicos compreenderem os hábitos e os riscos online aos quais este público está exposto.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, pontua que a internet, ferramenta indispensável no cotidiano, deve ser utilizada com consciência e responsabilidade, ou pode causar sérios problemas. “É importante ensinar às crianças e adolescentes sobre os perigos existentes na internet e como eles podem se proteger”, resume.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Mais crédito para o Centro-Oeste: empresários e prefeituras ampliam em 35% o acesso a financiamentos no BDMG

Os empresários e prefeituras do Centro-Oeste do Estado ampliaram em 35% a busca por financiamentos…

15 horas ago

Definidas as datas para o pagamento do IPVA 2026

A Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF) definiu as datas de vencimento das parcelas…

15 horas ago

Secretaria de Educação prorroga prazo da atualização cadastral para 17/12

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) ampliou o prazo para que…

15 horas ago

Procon-MPMG divulga levantamento com dados da ‘Black Friday’ dos últimos cinco anos

Utilizando o ProconData, plataforma integrada que oferece recursos avançados de pesquisa como filtros, classificações e…

15 horas ago

​​​​​​​Governo do DF cria política inédita de apoio aos protetores de animais com cartões Ração e Castração

Em uma iniciativa histórica para a causa animal do Distrito Federal (DF), o governador Ibaneis…

2 dias ago

Programa Filhos de Minas amplia cuidados no pré-natal e reforça acolhimento a gestantes vulneráveis

Moradora de Bom Despacho, Maria Alice Gorgosinho recebeu um kit com bolsa, cobertor, roupas e…

3 dias ago