Distrito Federal

GDF capacita em gastronomia 247 mulheres em situação de vulnerabilidade

Lucimara Borges encheu os olhos de lágrimas ao relembrar a trajetória como empreendedora. Ela vendia bolos no pote, simples, por falta de técnica. Agora, oferece um cardápio de tortas e bolos confeitados, graças aos aprendizados que adquiriu no curso Mão na Massa.

A confeiteira pediu o microfone na entrega de certificados do projeto para agradecer aos colegas, professores e às facilitadoras que a incentivaram e acompanharam ao longo da capacitação com carga horária de 150 horas. Ela se matriculou nas aulas de técnicas de confeitaria e, nesta quinta-feira (2), recebeu o diploma ao lado das outras alunas que concluíram os cursos de bolos caseiros, bombons e trufas e cozinheiro básico.

O Mão na Massa é resultado de um acordo de cooperação entre a Secretaria da Mulher (SMDF) e o Instituto BRB, destinado a oferecer cursos para mulheres em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é parte de outro projeto, o Rede Sou + Mulher, que visa promover o empreendedorismo e a autonomia econômica das mulheres.

A secretária da Mulher, Vandercy Camargos, reforçou a importância da capacitação e da promoção da autonomia econômica feminina. “Faz parte do trabalho da nossa secretaria possibilitar oportunidades para as mulheres. É isso o que estamos fazendo: oportunizando recomeços e novas conquistas”, disse.

A presidente do Instituto BRB, Leila Cristina Republicano, fez questão de parabenizar as participantes e destacou que o Mão na Massa é o ponto de partida para que as mulheres alcancem seus sonhos e cresçam profissionalmente.

As recém-formadas ainda participaram de duas palestras. Uma sobre educação financeira, com o consultor financeiro do Instituto BRB Manoel Antônio de Macedo, e outra sobre enfrentamento à violência doméstica, ministrada pela coordenadora de Promoção da Mulher, da Secretaria da Mulher, Luene Garcia.

Com a entrega de certificados, o projeto encerrou as últimas turmas do módulo de gastronomia, que também ofereceu curso de pizzas e esfirras. Ao todo, foram capacitadas 247 mulheres nesta primeira etapa. No segundo semestre, o projeto iniciará um novo módulo. Desta vez, com formações voltadas para a área de moda e beleza.

Preparação profissional e psicossocial

Mais do que um curso técnico de gastronomia, além das aulas práticas ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), as alunas do Mão na Massa assistem a palestras de empreendedorismo, inovação, atuação profissional, dentre outros.

Ao final do treinamento na cozinha, as alunas participam do curso Realize, realizados em três encontros, no Espaço Empreende Mais Mulher, em Taguatinga. A proposta do Realize, ministrado por pedagogos e psicólogas da SMDF, é treinar as habilidades socioemocionais das futuras empreendedoras.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

OAB lança, no Rio, cartilha sobre direitos das pessoas com HIV/Aids

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids e reforçar a importância da…

3 minutos ago

Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras do Contran

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou nesta segunda-feira (1º), a resolução simplifica o processo…

13 minutos ago

Mais crédito para o Centro-Oeste: empresários e prefeituras ampliam em 35% o acesso a financiamentos no BDMG

Os empresários e prefeituras do Centro-Oeste do Estado ampliaram em 35% a busca por financiamentos…

4 dias ago

Definidas as datas para o pagamento do IPVA 2026

A Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF) definiu as datas de vencimento das parcelas…

4 dias ago

Secretaria de Educação prorroga prazo da atualização cadastral para 17/12

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) ampliou o prazo para que…

4 dias ago

Procon-MPMG divulga levantamento com dados da ‘Black Friday’ dos últimos cinco anos

Utilizando o ProconData, plataforma integrada que oferece recursos avançados de pesquisa como filtros, classificações e…

4 dias ago