Categories: Distrito Federal

GDF contabiliza 711 aposentadorias e pensões no primeiro semestre

O Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF) concedeu, no primeiro semestre deste ano, 550 aposentadorias e 161 pensões, somando 711 benefícios, com uma média de 92 aposentadorias e 27 pensões por mês, além de 14 revisões do benefício e duas reversões – processo em que o beneficiário retorna à atividade laboral.

1.007

Total de aposentadorias concedidas
no DF no ano passado

Os números, que estão dentro das expectativas da Diretoria de Previdência Iprev-DF, vêm se mantendo nos últimos anos. Segundo levantamento feito pelo órgão, o maior volume de benefícios concedidos tem se concentrado nos servidores da Secretaria de Saúde do DF (SES).

Em 2023, foram concedidas 1.007 aposentadorias, 428 pensões, 20 revisões de aposentadorias e 19 reversões à atividade. A média mensal de aposentadorias no período foi de 83, enquanto a de pensões chegou a 36.

No primeiro semestre de 2023, foram acatadas 412 aposentadorias e 208 pensões, enquanto no segundo semestre do mesmo ano foram 595 aposentadorias e 220 pensões. Já no primeiro semestre deste ano, foram 550 aposentadorias e 161 pensões. Na maioria das vezes, as aposentadorias são concedidas a pedido do servidor, quando completa o período mínimo de atividade laboral e tenha idade também mínima.

Direito adquirido

A Constituição Federal assegura a concessão, a qualquer tempo, de aposentadoria aos servidores públicos, bem como pensão aos seus dependentes que tenham cumprido todos os requisitos para obtenção desses benefícios, com base nos critérios da legislação então vigente.

A autuação e instrução do processo administrativo para concessão de aposentadoria voluntária se dão no órgão de origem em que o servidor estiver vinculado, a partir do preenchimento do requerimento de aposentadoria voluntária por parte do servidor, exceto nos casos de aposentadoria por invalidez – situação que será autuada na Subsaúde, da Secretaria de Economia do DF (Seec).

O servidor deverá apresentar os documentos originais exigidos em lei para requerer aposentadoria.

Após concluída a etapa de instrução processual, de acordo com o manual de procedimentos para instrução de processos de aposentadorias, o órgão ou entidade do GDF encaminhará o processo administrativo, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), à Coordenação de Reconhecimento de Direitos da Diretoria de Previdência do Iprev-DF, para análise dos requisitos legais e necessários à concessão do benefício requerido, convalidação dos dados e posterior publicação do ato de aposentadoria conforme determina o Decreto nº 38.649 de 27/11/2017.

Dúvidas sobre aposentadoria e benefícios a servidores podem ser encaminhadas ao Iprev-DF pelos canais de atendimento: o e-mail atendimento@iprev.df.gov.br e o telefone (61) 3105-3446.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Hemocentro de Brasília amplia carteirinhas para atender a mais de mil pacientes com doença falciforme no DF

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), em parceria com a Associação Brasiliense de Pessoas com…

1 hora ago

Teleconsulta pediátrica chega ao DF e marca inauguração do Complexo de Telessaúde

A saúde pública do Distrito Federal avança na modernização do cuidado infantil. Pela primeira vez,…

1 hora ago

Defesa Civil passa a atuar no Emergência MG e fortalece a proteção da população durante período de chuvas

Os alertas via SMS emitidos pela Defesa Civil de Minas Gerais têm se consolidado como…

2 horas ago

Lote Rodoviário Noroeste beneficiará Bonfinópolis de Minas

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias…

3 horas ago

Plataforma agiliza apoio federal às cidades e estados em situações de emergência

Quando um desastre natural atinge uma cidade, cada minuto conta para salvar vidas e reconstruir…

4 dias ago

GDF lança Rota do Cicloturismo e miniguia para pedalar por Brasília

No dia em que a Lei nº 7.403/2024, conhecida como Lei do Cicloturismo do Distrito…

4 dias ago