Distrito Federal

Ibaneis anuncia criação de mais duas cidades no DF

O governador reeleito Ibaneis Rocha (MDB) disse que vai enviar à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), ainda neste ano, as propostas para criação de mais duas regiões administrativas: Arapoanga e Água Quente.
Uma iniciativa polêmica também deve chegar à CLDF ainda em 2022. Ibaneis anunciou que encaminhará o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) até o fim do ano.

Uma iniciativa polêmica também deve chegar à CLDF ainda em 2022. Ibaneis anunciou que encaminhará o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) até o fim do ano.

“Temos muitos projetos importantes que ainda serão apresentados à Câmara Legislativa neste ano, como é o caso do PPCUB e da criação de duas regiões administrativas: Arapoanga e Água Quente. São muitos projetos encaminhados à Câmara Legislativa, e temos que manter a nossa base até a virada do ano”, afirmou.

A CLDF teve renovação de 50% nas eleições de 2022. Assim, dos 24 atuais deputados, 12 permanecerão na Câmara Legislativa de 2023 a 2026.

O governador calcula que terá uma base de 15 a 17 distritais, dependendo da matéria colocada em discussão.

Veja a fala de Ibaneis sobre a CLDF:

 

Reajuste para o funcionalismo

Em entrevista ao Metrópoles, o governador ainda afirmou que concederá reajuste salarial para todas as categorias de servidores. O emedebista garantiu que trabalhará para que a aprovação ocorra ainda neste ano, mesmo que o pagamento se inicie a partir de janeiro de 2023.

“Pretendemos encaminhar projeto à Câmara Legislativa concedendo reajuste geral para todas as categorias. Depois, vamos fazer pequenos ajustes em algumas carreiras. Sobre as forças de segurança, mandaremos a proposta ao Congresso Nacional e, em seguida, ao presidente da República, independentemente de quem seja [Lula ou Bolsonaro], logo no início do mandato”, disse Ibaneis.

Questionado sobre como se dará esse pagamento ao funcionalismo, o titular do Palácio do Buriti explicou: “Pretendo trabalhar na faixa dos 18% [de reajuste] para todas as categorias, percentual proporcional ao colocado no âmbito federal. No caso da segurança, como existe o orçamento previsto no Fundo Constitucional, seria em uma só parcela. Para os demais servidores, vamos parcelar ao longo dos quatro anos do mandato, de modo que tenha acréscimo no salário de todos os servidores”.

O governador acredita que haverá espaço para a discussão sobre o reajuste deste ano a partir do dia 30 de outubro, mesmo que o pagamento ocorra em janeiro próximo. “Vou trabalhar para que a gente tenha [a aprovação desse aumento] o mais rápido possível. No caso da Polícia Civil, não abarcaria a paridade, mas temos mais quatro anos para melhorar a questão da remuneração das forças de segurança”, assinalou.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Aluguel social para mulheres vítimas de violência é regulamentado no DF

Foi publicada nesta quinta-feira (5) a portaria 131/2024, que estabelece novas normas para a concessão…

10 horas ago

Inscrições para a 5ª Edição do Trilhas de Futuro começam na próxima terça-feira (10/9)

As inscrições para a 5ª edição do Trilhas de Futuro, programa do Governo de Minas,…

1 dia ago

Copasa abre inscrições para vagas de estágio em todo o estado

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) abriu inscrições para 82 vagas de estágio,…

2 dias ago

Sistema de monitoramento de incêndios da Cemig identifica focos de queimada em tempo real

O tempo seco e as mudanças climáticas estão impulsionando a propagação de incêndios e queimadas…

2 dias ago

Comerciantes, Prefeituras ou Secretarias de Meio Ambiente da região Sudeste podem solicitar gratuitamente coletor para reciclagem de lâmpadas

Comerciantes, Prefeituras ou Secretarias de Meio Ambiente da região Sudeste que desejarem coletores da Reciclus…

3 dias ago

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou aos eleitores a consulta dos locais de votação daqueles…

3 dias ago