Distrito Federal

Inscrições para 880 vagas do QualificaDF Móvel terminam na quinta (27)

Está em busca de inserção ou recolocação no mercado de trabalho? Então não perca a oportunidade de se qualificar. Termina nesta quinta-feira (27) o prazo para se inscrever nas 880 vagas dos cursos de qualificação do programa QualificaDF Móvel. As inscrições podem ser feitas pelo site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet) ou presencialmente em uma das 14 agências do trabalhador.

“Antes do início dos cursos, pesquisamos com a comunidade e com os empresários das cidades para entendermos a demanda da região, de que o mercado de trabalho precisa e o que as pessoas estão interessadas em aprender”

Luís Felipe Rodrigues, coordenador de carreta do QualificaDF Móvel

Neste quinto ciclo do programa as carretas, onde são realizadas as aulas, desembarcam nas cidades de Samambaia, Sol Nascente, Riacho Fundo II e Brazlândia. Estão sendo ofertadas oportunidades de capacitação em atendente de farmácia (240), auxiliar administrativo (144), administração de serviços hospitalares (144), auxiliar de contabilidade (144), designer gráfico (112), montagem e manutenção de computadores (48) e manutenção de aparelhos celulares (48).

O resultado final da pré-matrícula e a convocação dos candidatos serão divulgados no site da Sedet a partir de sexta-feira (28). As atividades estão previstas para começarem no dia 8 de maio. Os cursos têm duração de 80 horas, com quatro horas diárias de atividades – no turno matutino, das 8h às 12h, e no vespertino, das 14h às 18h.

De acordo com o coordenador de carreta do QualificaDF Móvel, Luís Felipe Rodrigues, a escolha dos cursos e das regiões administrativas procura atender à demanda da população.

“Antes do início dos cursos, pesquisamos com a comunidade e com os empresários das cidades para entendermos a demanda da região, de que o mercado de trabalho precisa e o que as pessoas estão interessadas em aprender”, explica. Para o coordenador, isso é um diferencial do programa e acaba por atrair muitos alunos. “É um verdadeiro intensivão de qualificação. Muitos saem dos cursos com emprego garantido e agregando valores ao currículo”, completa Rodrigues.

O programa

Segundo a Sedet, o QualificaDF Móvel tem como objetivo oferecer oportunidades de qualificação profissional para os moradores do Distrito Federal e contribuir para a formação de profissionais mais capacitados e preparados para o mercado de trabalho.

Em 2022, 24 mil alunos foram formados pelo programa. Neste ano, a estimativa é ultrapassar a casa dos 27 mil. No ciclo atual, que finaliza no próximo dia 4 de maio, mais de 8 mil alunos participam gratuitamente de 40 cursos nas áreas de vendas, indústria, agronegócio, serviços e saúde.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Luz do Povo: presidente Lula sanciona programa que garante energia gratuita para famílias de baixa renda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira, 8 de outubro, o projeto…

5 dias ago

Concurso Brasilândia de Minas: iniciais de até R$ 19 mil

Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Brasilândia de Minas. O certame…

5 dias ago

Secretaria de Fazenda orienta contribuintes de Minas Gerais a utilizar com frequência o Domicílio Tributário eletrônico

A era da tecnologia trouxe avanços significativos para o Fisco mineiro. Um dos mais relevantes…

5 dias ago

DF é o primeiro do Centro-Oeste a integrar o aplicativo da Uber ao sistema 190 da PMDF

O botão “Ligar para a Polícia”, disponível no aplicativo da Uber, agora está oficialmente integrado…

5 dias ago

Sebrae Minas recebe inscrições para o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

Municípios de Minas Gerais que desenvolveram ou aprimoraram iniciativas com impacto positivo no ambiente de…

7 dias ago

Cemig oferece curso gratuito sobre empreendedorismo sustentável

Estão abertas e seguem até a próxima sexta-feira (10/10) as inscrições do curso on-line que…

1 semana ago