Distrito Federal

Inscrições para o Programa Jovem Senador vão até final de abril

As inscrições para o Programa Jovem Senador 2024 estão abertas e vão até o dia 30 de abril. Para participar, é necessário que os candidatos estejam matriculados e frequentem uma escola pública, tenham no máximo 19 anos completos até 31 de dezembro de 2024 e estejam disponíveis para participar da Semana de Vivência Legislativa, que ocorrerá de 5 a 9 de agosto.

Por meio do programa, os jovens têm a oportunidade de debater questões relevantes para o país, desenvolver habilidades de liderança e cidadania, além de contribuir ativamente para a construção de um futuro mais justo e democrático

A primeira etapa do programa consiste na realização de um concurso de redação, cujo tema deste ano é “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. A folha da redação final e a ficha de inscrição estão disponíveis no site do programa.

As escolas da rede pública do DF devem enviar as redações para as Coordenações Regionais de Ensino (CREs) até dia 19 de abril. Cada unidade escolar interessada em participar deve promover um concurso interno para eleger a redação que melhor representará a escola. Cada participante deverá ter um professor orientador, que pode ser de qualquer componente curricular.

Após essa etapa, cada Coordenação Regional de Ensino seleciona uma redação e a encaminha fisicamente para a Diretoria de Ensino Médio (Diem) da SEEDF até 30 de abril. O setor fica responsável por ler as redações e escolher as três melhores, sem qualquer classificação, que serão encaminhadas para o Senado Federal para a seleção final.

Os autores dos 27 melhores textos, um de cada unidade da federação, e seus professores orientadores terão a oportunidade única de passar uma semana no Senado Federal e vivenciar de perto o ambiente legislativo.

O principal objetivo do Programa Jovem Senador é proporcionar aos estudantes do ensino médio uma experiência significativa no ambiente político, e permitir que compreendam de forma prática o funcionamento do Senado Federal e seu papel na democracia brasileira.

Por meio do programa, os jovens têm a oportunidade de debater questões relevantes para o país, desenvolver habilidades de liderança e cidadania, além de contribuir ativamente para a construção de um futuro mais justo e democrático.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Bolsa Família: 82,85% dos beneficiários realizaram acompanhamento em saúde no DF

Entre janeiro e junho de 2025, o Distrito Federal acompanhou 82,85% dos beneficiários do programa…

11 horas ago

Clientes da Cemig receberão R$ 84 milhões em descontos na conta de energia em agosto

Cerca de 8 milhões de clientes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) terão um…

11 horas ago

Polícia Civil oferece capacitação para o enfrentamento da violência doméstica

“Lei Maria da Penha e pacote antifeminicídio na investigação criminal” é o curso oferecido pela…

11 horas ago

Ponte na LMG-722, região Noroeste de Minas, é interditada para reparos e veículos devem usar rota alternativa

A ponte sobre o rio Paranaíba, na rodovia LMG-722, região Noroeste de Minas, com restrição…

11 horas ago

SUS vai comprar 180 mil equipamentos para unidades básicas de saúde

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) vai comprar, por determinação do…

4 dias ago

GDF anuncia medidas para fortalecer proteção e agilizar investigação de crimes contra mulheres

Reconhecido como referência no enfrentamento à violência doméstica, o Governo do Distrito Federal (GDF) vai…

4 dias ago