Distrito Federal

MPDFT e GDF fecham acordo para melhorar cozinhas de hospitais públicos

A 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus), do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), fechou acordo com a Subsecretaria de Vigilância Sanitária para melhorar a qualidade das cozinhas industriais dos hospitais públicos do DF.

No início deste mês de setembro, a Prosus visitou 14 unidades e relatou “risco de contaminação, ambientes insalubre, armazenamento inadequado de alimentos e risco de acidente grave com morte”. O órgão também apontou que uma câmara fria, no Hospital Regional de Sobradinho, guardava “odores pútridos fortíssimos”.

O Termo de Colaboração Mútua, assinado nesta terça-feira (27/9), estabelece que os órgãos devem compartilhar de forma imediata documentos e informações estratégicas e realizar ações fiscalizatórias conjuntas e permanentes.

A previsão da Prosus é de que a parceria melhore a prestação dos serviços de alimentação aos pacientes, acompanhantes e servidores das unidades públicas de saúde.

Segundo a Prosus, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público de Contas do DF (MPC-DF) também vão atuar no âmbito da cooperação.

A Prosus oficiou o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) e a Defesa Civil para que apresentem laudo pericial das cozinhas com problemas mais graves já identificados, como é o caso dos hospitais de Planaltina, Sobradinho, Paranoá e Ceilândia.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Novo processo seletivo para professores substitutos é autorizado no DF

Foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (8) a Portaria nº…

13 horas ago

Celular Seguro começa a emitir alerta de bloqueio de aparelhos

A partir de agora, quem ativar o celular que teve alerta de bloqueio emitido pelo…

13 horas ago

GDF reforça pedido de reajuste dos policiais e envia estudo de impacto ao governo federal

O Governo do Distrito Federal (GDF) deu mais um passo na tentativa de garantir o…

14 horas ago

Governo Federal e Instituto Maurício de Sousa lançam gibi da Turma da Mônica sobre importância da valorização de idosos

revista em quadrinhos “Turma da Mônica em: Intergeracionalidade” narra a história de Xabéu, irmã mais…

14 horas ago

Médica do Hospital Infantil João Paulo II alerta para cuidados com as crianças durante outono e inverno

Com a chegada do outono e inverno, a incidência de doenças respiratórias em crianças aumenta…

15 horas ago

Com tecnologia de ponta, Polícia Civil do DF é referência nacional em resolução de casos

A investigação criminal é uma área explorada massivamente em séries e filmes e que desperta…

17 horas ago