Distrito Federal

Passagens de ônibus do DF poderão ser pagas com cartão bancário

As passagens de ônibus do Distrito Federal poderão ser pagas diretamente nos validadores com cartão de débito ou crédito, e as recargas dos cartões de transporte poderão ser adquiridas por meio de cartão de débito ou Pix. O BRB Mobilidade e as concessionárias do Sistema de Transporte Público Coletivo (SPTC) implantarão, em até 90 dias, a Rede Complementar de Pagamento Digital (RCPD).

A medida é prevista na Portaria 118/2023 da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob). O novo sistema é para facilitar o pagamento por parte dos usuários e reduzir a circulação de dinheiro nos veículos. Além de diversificar as formas de pagamento de tarifas, o novo modelo vai contribuir para aumentar a segurança nos ônibus.

O sistema a ser implantado nos ônibus é semelhante ao que vem sendo utilizado no Metrô-DF desde setembro de 2022. Para que o mecanismo funcione nos coletivos, as concessionárias do transporte público deverão implementar os novos equipamentos validadores nos veículos.

Os usuários dos coletivos precisam ficar atentos na hora de escolher a forma de pagamento. O uso do cartão bancário não permite os transbordos sem a cobrança de nova tarifa. “A integração só é possível com o uso dos cartões Vale-Transporte e Mobilidade, mas os usuários desses cartões terão a facilidade de pagar a recarga por Pix ou cartão de débito”, explicou o superintendente de mobilidade do BRB, Saulo Nacif.

O superintendente ressaltou que o passageiro deverá ficar atento para não aproximar o cartão de transporte junto ao cartão de débito ou de crédito. “Se isso ocorrer, pode acontecer de a cobrança ser realizada no cartão bancário”, explicou.

O novo sistema faz parte de um conjunto de medidas da Semob para facilitar a vida dos usuários e aumentar a segurança no Sistema de Bilhetagem Automática. De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade, Flávio Murilo Prates, a Semob vem trabalhando para modernizar os equipamentos utilizados pelo transporte público do DF.

“É importante que possamos implantar um sistema que possibilite o controle operacional das linhas e horários dos ônibus e crie também as facilidades para o usuário pagar a passagem com diversos meios ou mesmo para adquirir créditos para viagens futuras. Isso aumenta a segurança do sistema e do próprio usuário”, afirmou o secretário.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Governo do Estado disponibiliza cartilha e aulões para gestores municipais de turismo

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), por meio da…

9 horas ago

Bolsa Família: 82,85% dos beneficiários realizaram acompanhamento em saúde no DF

Entre janeiro e junho de 2025, o Distrito Federal acompanhou 82,85% dos beneficiários do programa…

1 dia ago

Clientes da Cemig receberão R$ 84 milhões em descontos na conta de energia em agosto

Cerca de 8 milhões de clientes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) terão um…

1 dia ago

Polícia Civil oferece capacitação para o enfrentamento da violência doméstica

“Lei Maria da Penha e pacote antifeminicídio na investigação criminal” é o curso oferecido pela…

1 dia ago

Ponte na LMG-722, região Noroeste de Minas, é interditada para reparos e veículos devem usar rota alternativa

A ponte sobre o rio Paranaíba, na rodovia LMG-722, região Noroeste de Minas, com restrição…

1 dia ago

SUS vai comprar 180 mil equipamentos para unidades básicas de saúde

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) vai comprar, por determinação do…

4 dias ago