Distrito Federal

Trânsito é liberado em toda a marginal sul do Túnel de Taguatinga

Carros e motos já podem transitar por toda a marginal sul do Túnel de Taguatinga. Uma cerimônia comandada pelo governador Ibaneis Rocha marcou a abertura total da via, na manhã deste sábado (13). Com 870 m de extensão, a pista liga as avenidas Samdu e Elmo Serejo à Estrada Parque Taguatinga (EPTG), dando acesso às áreas comercial e residencial do centro da cidade.

“Tudo o que é concluído, a gente faz questão de entregar imediatamente, para facilitar a vida tanto dos comerciantes quanto das pessoas que transitam pela região. Porque sabemos do transtorno causado ao longo desses mais de dois anos de obra”

Governador Ibaneis Rocha

Construída às margens do boulevard do Túnel de Taguatinga, a marginal sul foi liberada em duas etapas. O trecho de 520 m que vai da Avenida Comercial até a EPTG ficou pronto em outubro do ano passado. Agora, foram abertos os outros 350 m da via, percurso que se inicia nas proximidades da Samdu e vai até a Avenida Comercial. A inauguração permitirá que a pista seja usada por completo, do começo ao fim.

“Tudo o que é concluído, a gente faz questão de entregar imediatamente, para facilitar a vida tanto dos comerciantes quanto das pessoas que transitam pela região. Porque sabemos do transtorno causado ao longo desses mais de dois anos de obra”, comentou Ibaneis Rocha. “Com a abertura, somente os ônibus vão continuar usando um desvio”.

A liberação total da via para o tráfego de coletivos será feita após a construção de calçadas e paradas no trecho recém-inaugurado. Enquanto não ficam prontas, eles seguirão transitando pela Avenida das Palmeiras. Os ônibus só podem acessar a marginal sul a partir da Avenida Comercial, trecho que já tem uma baia de 67 m equipada com dois abrigos.

De acordo com o secretário de Obras, Luciano Carvalho, a construção das paradas de ônibus começa já na próxima segunda-feira (15). “Também faremos estacionamento ao longo de todo o comércio”, frisou. “E assim começamos a devolver a normalidade para a cidade. Taguatinga vai voltando à sua rotina, mas repaginada, bem mais bonita e com mais estrutura para a sociedade”.

Para o administrador de Taguatinga, Renato Andrade, a abertura total da marginal sul trará mais fluidez para o trânsito. “O uso da Avenida das Palmeiras criava um certo tumulto, em especial para os moradores da área. Agora o tráfego já começará a melhorar”, afirmou. Renato ressaltou, ainda, que a liberação da via trará benefícios ao comércio local. “Nossos lojistas poderão receber os seus clientes com maior facilidade”, garantiu.

É nisso que Wellyson Israel acredita. Gerente de uma ótica, ele vê a marginal sul passar bem em frente à sua loja. E está ansioso para a construção dos estacionamentos no local. “O comércio todo acabou sofrendo com as obras, natural. Mas agora, com a abertura da pista, acreditamos que vamos recuperar o movimento”, avaliou. “A situação vai melhorar muito para os lojistas”.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Mais crédito para o Centro-Oeste: empresários e prefeituras ampliam em 35% o acesso a financiamentos no BDMG

Os empresários e prefeituras do Centro-Oeste do Estado ampliaram em 35% a busca por financiamentos…

10 horas ago

Definidas as datas para o pagamento do IPVA 2026

A Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF) definiu as datas de vencimento das parcelas…

10 horas ago

Secretaria de Educação prorroga prazo da atualização cadastral para 17/12

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) ampliou o prazo para que…

10 horas ago

Procon-MPMG divulga levantamento com dados da ‘Black Friday’ dos últimos cinco anos

Utilizando o ProconData, plataforma integrada que oferece recursos avançados de pesquisa como filtros, classificações e…

10 horas ago

​​​​​​​Governo do DF cria política inédita de apoio aos protetores de animais com cartões Ração e Castração

Em uma iniciativa histórica para a causa animal do Distrito Federal (DF), o governador Ibaneis…

2 dias ago

Programa Filhos de Minas amplia cuidados no pré-natal e reforça acolhimento a gestantes vulneráveis

Moradora de Bom Despacho, Maria Alice Gorgosinho recebeu um kit com bolsa, cobertor, roupas e…

3 dias ago