CBMMG / Divulgação
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), abriu inscrições para a segunda turma do curso Noções Básicas de Primeiros Socorros e Proteção Ambiental, destinado a professores e servidores da rede estadual de ensino. São 5 mil vagas disponíveis, no formato de Educação a Distância (EaD), permitindo a participação de profissionais em todas as regiões do estado.
Os interessados devem se inscrever até o dia 9/9, por meio deste link disponibilizado pela SEE/MG. O curso é ofertado por meio da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional e de Educadores da SEE-MG.
De acordo com a coordenadora do projeto e representante do CBMMG na SEE/MG, Major Andiara Ribeiro, a iniciativa busca fortalecer a cultura de prevenção nas escolas. “Nosso objetivo é instruir professores e servidores para que adotem práticas de autoproteção e disseminem comportamentos preventivos no ambiente escolar, promovendo mais segurança para toda a comunidade”, afirma.
Estrutura do curso
Com carga horária de 20h, o curso é dividido em três módulos que abordam noções básicas de primeiros socorros e proteção ambiental, prevenção contra incêndio e pânico, além de prevenção aquática e noções de proteção e defesa civil. Cada módulo tem duração de um mês por semestre, e o primeiro será realizado entre 11/9 e 11/10.
Os conteúdos foram elaborados com a colaboração de militares do Corpo de Bombeiros, que contribuíram com sua experiência em prevenção de desastres e em operações de salvamento reconhecidas nacionalmente, como o resgate das vítimas de Brumadinho.
Para receber o certificado, o participante deve alcançar aproveitamento mínimo de 70% em todo o curso. A emissão do documento é feita pelo próprio cursista, diretamente na plataforma online, na unidade “Avaliação e Certificação”.
Primeira turma
O projeto nasceu a partir de um acordo de cooperação técnica assinado em 2024, com o objetivo de preparar profissionais da educação para lidar com situações de risco no ambiente escolar. A primeira turma reuniu mais de 1 mil servidores, que já concluíram a etapa inicial e iniciam, neste semestre, o segundo módulo do curso.
Para quem sonha em aprimorar o inglês de forma mais acessível que um curso particular…
Sair de casa para pagar uma taxa, imprimir boleto de papel ou ir até a…
Durante as férias de verão, os casos de otite externa, doença conhecida como ouvido de…
A escala de vencimentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026…
No estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Buritis anunciou a abertura de edital de…
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) implementou o teleatendimento remoto para ocorrências que não…