Educação

Estado promove formação gratuita a educadores sobre práticas sustentáveis e inclusão social nas salas de aula

Com o objetivo de estimular o ensino de questões socioambientais e criar um legado positivo nas escolas, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), aderiu ao programa Global Goals Educa – Conectando para Transformar Vidas. Essa é uma das maiores iniciativas educacionais do país dedicadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com inscrições abertas até o dia 15/4.

O projeto, disponível para mais de 150 mil educadores, busca fortalecer práticas pedagógicas alinhadas à sustentabilidade, inclusão e redução das desigualdades. A participação é gratuita e permitirá que os educadores se tornem agentes de transformação em suas comunidades escolares.

Para a superintendente da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, Graziela Trindade, essa iniciativa fortalece o papel dos professores como catalisadores de mudanças.

“O professor é uma figura chave, capaz de inspirar e mobilizar suas comunidades escolares para construir um futuro mais justo e equilibrado”, destaca.

Inscrições

O curso é destinado a professores da educação básica, tanto da rede pública quanto privada. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 15/4 por meio deste link. O formato é on-line, com aulas ao vivo e gravadas, totalizando uma carga horária de 44 horas. Ao final, os participantes que completarem todas as etapas receberão um certificado.

Sobre o projeto

Executado pela NTICS Projetos e patrocinado pela Áster Máquinas, o Global Goals Educa integra esforços para alcançar as metas do Pacto Global da ONU e atende à Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795/1999), que determina a inclusão dessa temática na educação básica. A formação será oferecida a todos os professores da rede pública por meio da plataforma on-line da Escola de Formação da Secretaria de Estado de Educação.

“O objetivo do projeto é reafirmar a importância do professor na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. A escola é o espaço onde muitos jovens se tornam cidadãos. Capacitar educadores multiplicará o impacto dos ODS nas comunidades”, ressalta a CEO da NTICS Projetos, Ana Xavier.

Os participantes poderão conhecer detalhes do programa, tirar dúvidas e interagir com a equipe organizadora em uma live no dia 10/4, às 16h. O evento será transmitido pelo canal do Youtube da SEE/MG.

Metodologia Integrada

Formada por uma equipe multidisciplinar, o Global Goals Educa conta com profissionais de destaque em suas áreas. Eduardo Farah, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), integra um corpo docente que inclui especialistas em educação ambiental, gestão de projetos e comunicação não violenta.

“Um dos diferenciais desta formação é a conexão entre conhecimentos técnicos e humanos. Trabalhamos com valores e hábitos que desenvolvem habilidades sociais essenciais, como empatia e colaboração, fundamentais para formar cidadãos conscientes”, explica Ana.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Governo do Estado disponibiliza cartilha e aulões para gestores municipais de turismo

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), por meio da…

2 dias ago

Bolsa Família: 82,85% dos beneficiários realizaram acompanhamento em saúde no DF

Entre janeiro e junho de 2025, o Distrito Federal acompanhou 82,85% dos beneficiários do programa…

2 dias ago

Clientes da Cemig receberão R$ 84 milhões em descontos na conta de energia em agosto

Cerca de 8 milhões de clientes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) terão um…

2 dias ago

Polícia Civil oferece capacitação para o enfrentamento da violência doméstica

“Lei Maria da Penha e pacote antifeminicídio na investigação criminal” é o curso oferecido pela…

2 dias ago

Ponte na LMG-722, região Noroeste de Minas, é interditada para reparos e veículos devem usar rota alternativa

A ponte sobre o rio Paranaíba, na rodovia LMG-722, região Noroeste de Minas, com restrição…

2 dias ago

SUS vai comprar 180 mil equipamentos para unidades básicas de saúde

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) vai comprar, por determinação do…

5 dias ago