Educação

Estado realiza primeiro simulado para o Enem 2025 contemplando 420 mil estudantes

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) e em parceria com a editora Estudo Play, inicia na próxima terça-feira (22/4) o primeiro simulado do Enem MG deste ano. A iniciativa vai contemplar aproximadamente 420 mil estudantes de 2.437 escolas da rede pública estadual, resultando na impressão de mais de 1,3 milhão de cadernos de prova, cartões-respostas e folhas de redação.

O simulado tem como objetivo diagnosticar o nível de preparação dos estudantes e aprimorar habilidades essenciais como gestão do tempo, concentração e autoconfiança. Os estudantes terão a oportunidade de experimentar as mesmas condições que enfrentarão no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tornando essa experiência fundamental para a prova oficial.

“O simulado é uma ferramenta valiosa que permitirá aos nossos estudantes se familiarizarem com o formato do Enem. Essa prática não apenas aumenta a confiança e engajamento, mas também contribui para o desenvolvimento de competências que serão úteis ao longo de suas trajetórias acadêmicas”, destaca o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.

Neste ano, o simulado também será voltado para estudantes do 2º ano do ensino médio e do 2º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ampliando o acesso à preparação.

Estrutura das provas

O simulado será aplicado em dois dias, abrangendo as quatro áreas de conhecimento avaliadas no Enem. No dia 22/4, os estudantes realizarão as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, enquanto no dia 24/4 serão avaliados em Ciências da Natureza e Matemática. As questões seguem a Teoria de Resposta ao Item (TRI), a mesma utilizada no Enem oficial.

Após a aplicação, as provas serão corrigidas pela plataforma Enem MG, que fornecerá relatórios e trilhas de aprendizagem personalizados para cada estudante. Esses relatórios ajudarão a mapear estratégias de aprendizado, identificar áreas que precisam de reforço e sugerir conteúdos complementares.

“O simulado é uma grande oportunidade para os estudantes testarem seu desempenho antes do Enem. Com os resultados, eles poderão identificar pontos de melhoria para aperfeiçoar as competências exigidas no exame ao longo do ano”, comentou o diretor pedagógico da Estudo Play, Erik Anderson.

A correção das redações é realizada por meio de inteligência artificial, com a validação de corretores humanos, promovendo agilidade e segurança nos resultados, conforme as cinco competências exigidas pelo Enem.

Sobre a Plataforma Enem MG

A Plataforma Enem MG foi desenvolvida com tecnologia de ponta para revolucionar a preparação dos estudantes da rede estadual. Utilizando Inteligência Artificial, oferece correção automática de redações manuscritas, trilhas de estudo personalizadas, simulador do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e suporte pedagógico para professores e gestores. Com a parceria da Britannica Education, líder mundial em conteúdo educacional, a plataforma garante acesso a materiais de alta qualidade, alinhados às exigências do Enem.

Em março deste ano, cerca de 600 mil estudantes do Ensino Médio e da EJA participaram do primeiro Teste de Redação, focando nos gêneros dissertativo-argumentativo e carta argumentativa.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Governo de Minas abre 50 mil vagas em cursos técnicos gratuitos pelo Trilhas de Futuro

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), abriu, nesta…

5 horas ago

Estudo pioneiro define prioridades para a Educação Ambiental em Minas Gerais

A proposta central do Estudo Multicritérios é estabelecer prioridades regionais com base em dados ambientais…

1 dia ago

DER-MG interdita ponte para reparos na rodovia MG-188, na região Noroeste de Minas

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) interdita, a partir da próxima…

1 dia ago

Novo modelo de atendimento reduz em 63% o tempo de espera para início do tratamento de câncer no DF

Desde julho, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem adotado um novo modelo de atendimento…

1 dia ago

Serasa abre dia de negociação de dívidas

Pessoas com dívidas na Serasa têm, nesta terça-feira (9), a chance de obter até 99%…

1 dia ago

Nos 35 anos do CDC, Colegiado Nacional de Procons Estaduais cria enquete nacional para avaliar percepção de consumidores

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) está completando 35 anos e, para avaliar a…

5 dias ago