Foto: Dirceu Aurélio / Imprensa MG
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com a editora Estudo Play, promove nesta quarta-feira (26/3) o primeiro teste preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com foco na redação.
A iniciativa alcança todos os estudantes das 1ª, 2ª e 3ª etapas do ensino médio, além dos 1º, 2º e 3º períodos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O teste da plataforma Enem MG segue os mesmos parâmetros do Enem para proporcionar uma experiência real do exame e permitir que os estudantes conheçam a estrutura e o formato da aplicação das provas.
Cada participante recebe três folhas: uma para os textos motivadores e tema da redação, uma para o rascunho e outra para a versão final. As escolas são recomendadas a aplicar os testes em uma aula de 50 minutos.
Aplicação
Estudantes dos 2º e 3º anos do ensino médio e dos 2º e 3º períodos da EJA produzem redação no gênero dissertativo-argumentativo.
Já os estudantes do 1º ano e do 1º período da EJA escrevem no gênero carta argumentativa, conforme previamente alinhado com a equipe pedagógica da rede estadual.
“O treinamento de redação é uma grande oportunidade para os estudantes testarem seu desempenho antes do exame. Com os resultados, eles podem identificar pontos de melhoria para aperfeiçoar a escrita ao longo do ano, atendendo às competências exigidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)”, explica o diretor pedagógico da Estudo Play, Erik Anderson.
A correção das redações é realizada por inteligência artificial (IA), garantindo agilidade nos resultados. O sistema reconhece o texto manuscrito por meio de foto (em formato jpeg) e avalia a estrutura com base nas cinco competências exigidas no Enem. Para os 1º anos, a plataforma é parametrizada de acordo com o gênero textual proposto.
Plataforma Enem MG
A plataforma Enem MG utiliza tecnologia avançada para aprimorar a preparação dos estudantes da rede estadual.
Com o uso de inteligência artificial, oferece correção automática de redações manuscritas, trilhas de estudo personalizadas e suporte pedagógico para professores e gestores.
Com a parceria da Britannica Education, líder mundial em conteúdo educacional, a plataforma garante acesso a materiais de alta qualidade, alinhados às exigências do Enem.
Em 2024, a plataforma registrou resultados relevantes em Minas Gerais. Foram mais de 600 mil redações corrigidas por inteligência artificial, 750 mil cadernos de simulados impressos e adesão de 85% dos estudantes cadastrados.
Quando Clara (nome fictício), de 29 anos, começou a tremer, perdeu o ar e caiu…
Microempreendedores e microempreendedoras individuais (MEI) de todo o país têm até 31 de maio para…
Para quem sonha em aprimorar o inglês de forma mais acessível que um curso particular…
Sair de casa para pagar uma taxa, imprimir boleto de papel ou ir até a…
Durante as férias de verão, os casos de otite externa, doença conhecida como ouvido de…
A escala de vencimentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026…