Empreendedorismo

No Mês da Mulher, BDMG oferece crédito com taxa especial e capacitação gratuita às empreendedoras mineiras

Em março, mês das mulheres, as empreendedoras mineiras terão acesso a crédito com condições exclusivas e capacitação técnica gratuita em uma parceria inédita entre o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e o Sebrae Minas. Até 31/3, mulheres líderes de micro e pequenas empresas em Minas Gerais acessam financiamento com taxa especial de 0,45% ao mês + Selic, com 48 meses para pagar, sendo 12 deles de carência. Além disso, as empresárias que contratarem o financiamento neste período também terão acesso à consultoria técnica gratuita.

“Reconhecer as potencialidades das empreendedoras e contribuir para que tenham condições para alavancar seus projetos são compromissos que o BDMG segue à risca o ano todo. Aliar crédito e capacitação é uma forma de apoiar as empresárias a ampliarem os negócios e é uma iniciativa que pode ser decisiva em um mercado competitivo”, afirma o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto.

“As empreendedoras têm papel fundamental na geração de emprego e renda e no fortalecimento da economia local. A parceria entre BDMG e Sebrae é essencial para ampliar o acesso das mulheres a financiamentos e oferecer capacitação em gestão financeira, gerando oportunidade de expansão de seus negócios”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Durante a capacitação com especialistas do Sebrae, as empresárias poderão fazer um diagnóstico gratuito de gestão financeira e receber orientações sobre como otimizar custos, organizar as finanças do negócio e elaborar um planejamento. Além disso, poderão participar de programa de acompanhamento contínuo do Sebrae, com acesso a soluções em finanças, inovação e produtividade.

As empresárias que contratarem o crédito ainda poderão acessar a consultoria do C com 70% de subsídio do Sebrae. O programa oferta soluções de inovação em processos, produtos e serviços, como desenvolvimento de mídias digitais para empresas.

Segundo levantamento do Sebrae, com base em dados da Receita Federal, as mulheres são responsáveis por 40% dos pequenos negócios do estado, e ano a ano, têm buscado investir mais. Em 2024, o BDMG liberou R$ 70 milhões dentro das linhas específicas para mulheres, 23% a mais que no ano anterior. O total de clientes atendidas também foi 20% maior, superando mil empreendedoras. Juntas, elas contribuíram para injetar R$ 80 milhões na economia mineira em 2024.

O BDMG oferece produtos com foco na igualdade de gênero durante todo o ano. A empresa precisa ter participação societária feminina igual ou superior a 50% do capital social há mais de seis meses. A contratação é toda via digital.

Investir para crescer

Os investimentos a partir da captação do crédito foram decisivos para o crescimento do negócio da pedagoga Marina Batista. Durante a pandemia, ela decidiu que era hora de acreditar no sonho de empreender. No início, eram aulas particulares, ainda na casa da mãe dela. Em pouco tempo, foi preciso alugar uma sala, e depois, uma casa. Hoje, o Envolvedu, em Belo Horizonte, oferece contraturno para crianças, colônia de férias e outras atividades. Por mês, são 70 alunos, que chegam a 120 no período das férias.

Depois de reforçar a estrutura da empresa, ela viu o faturamento crescer 30%. “Colocamos uma placa bonita, reformamos o espaço, refizemos a logo, ampliamos o mobiliário. Com espaço mais atrativo e profissional, vieram mais clientes e precisamos contratar mais colaboradoras”, comemora. “O crédito foi um investimento para ampliar o negócio”, completa Marina.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Pesquisa aponta maior participação das mulheres no mercado de trabalho do DF em 2024

Em comemoração ao Mês Internacional da Mulher, o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito…

1 dia ago

Lula autoriza uso do eSocial para ofertar consignado a empregados CLT

O governo federal autorizou o acesso direto de bancos e instituições financeiras ao perfil de…

1 dia ago

Arrecadação via Pix simplifica o pagamento de impostos e taxas estaduais pelos contribuintes de Minas Gerais

A opção de pagamento de impostos e taxas estaduais de Minas Gerais por meio do…

1 dia ago

MPMG distribui material de apoio a promotorias para incentivar adesão à Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher

Como parte das ações da Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, o…

2 dias ago

Caixa divulga calendário de pagamento do Fundo PIS/Pasep

Os cerca de 10,5 milhões de trabalhadores com carteira assinada entre 1971 e 1988 e…

2 dias ago

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf…

2 dias ago