Esporte

Final do Campeonato Mineiro marca lançamento da campanha Cartão Vermelho ao Feminicídio

O Mineirão foi palco, no último sábado, 8 março, Dia Internacional da Mulher, do lançamento da campanha Cartão Vermelho ao Feminicídio, uma parceria entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o América Futebol Clube, o Clube Atlético Mineiro e o Cruzeiro Esporte Clube. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar torcedores, jogadores e toda a sociedade sobre a importância de relações igualitárias, de uma vivência saudável e não violenta da masculinidade, além de ressaltar a responsabilidade coletiva no enfrentamento à violência contra a mulher e ao feminicídio.

Dentro da programação da primeira partida da decisão do Campeonato Mineiro de 2025, entre América e Atlético, foram realizadas as ações iniciais de conscientização previstas pela campanha. Antes da partida os telões do estádio já exibiam vídeos da campanha.

Um dos vídeos pede que toda violência contra a mulher seja denunciada, com alertas como: “Se você for vítima de violência doméstica, denuncie! Empurrões, xingamentos e humilhações também são tipos de violência! Não espere a violência aumentar para denunciar”. O vídeo também exibe os canais de denúncia e de atendimento às mulheres vítimas de qualquer tipo de violência (física, psicológica, moral, patrimonial ou sexual).

Em outro vídeo, compartilhado pelos envolvidos em suas redes sociais, atletas de América, Atlético e Cruzeiro explicam, com uma abordagem lúdica, o que é e como pode ser solicitada uma Medida Protetiva de Urgência, instrumento legal que protege mulheres em situação de violência.

Já no gramado, os jogadores e árbitros da final exibiram uma faixa com o nome da campanha.

Ações

Lançada em março, mês da Mulher, a campanha Cartão Vermelho ao Feminicídio se estenderá até novembro de 2025, com novas ações sendo planejadas para os jogos do Campeonato Brasileiro.

Denúncia

Qualquer pessoa pode denunciar casos violência contra a mulher, pela Ouvidoria do MPMG (telefone 127) ou pela Central de Atendimento à Mulher, o Ligue 180. Em situações de urgência e perigo iminente, é recomendável acionar a Polícia Militar pelo 190.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Período de chuvas no DF exige atenção redobrada no combate ao Aedes aegypti

O Governo do Distrito Federal (GDF) segue inovando com a adoção de diversas ferramentas para…

3 dias ago

Governo de Minas amplia qualificação profissional e lança nova etapa do programa Minas Forma

O Governo de Minas anunciou, nesta quarta-feira (29/10), uma nova etapa do programa Minas Forma,…

3 dias ago

Governo oferecerá cursos gratuitos para obtenção de CNH

As facilidades que estão sendo planejadas pelo governo federal para simplificar e baratear a obtenção…

3 dias ago

Professores e estudantes podem participar do Concurso Cultural Carretel sobre Educação Financeira

Os professores da rede estadual de ensino que trabalham o tema de Educação Financeira em…

3 dias ago

Fecomércio MG disponibiliza linha de crédito com taxas reduzidas para estimular empresas neste final de ano

Já está disponível para micro e pequenas empresas do setor do comércio de bens, serviços…

3 dias ago

Mulheres do CadÚnico terão acesso mais rápido a absorventes pelo SUS

O governo federal facilitou e agilizou o acesso gratuito a absorventes higiênicos para mulheres inscritas…

4 dias ago