Minas Gerais

BDMG abre inscrições para capacitação gratuita em agricultura regenerativa com foco em pecuária bovina e pastagens

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) está com inscrições abertas até o dia 10/9 para uma capacitação gratuita em agricultura regenerativa, com foco em pecuária bovina, de leite e de corte, e em pastagens. O curso on-line faz parte do Programa LabAgroMinas, do BDMG, e é realizado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Cerrados.

Produtores rurais e profissionais de assistência técnica de todo o estado terão a oportunidade de conhecer soluções que consideram a responsabilidade ambiental para melhorar a performance e ampliar a competitividade no mercado do agronegócio, cada vez mais exigente.

As inscrições podem ser realizadas neste link. As aulas começam em 16/9, com formato de Ensino à Distância (EAD), e vão até novembro, com entrega de certificado. Serão cinco módulos, com duração total de 66 horas.

As aulas vão abordar temas como o controle integrado da fertilidade do solo para cultura de pastagem, planejamento nutricional bovino e alternativas à silagem, recuperação de pastagens degradadas com manejo regenerativo, boas práticas na gestão do resíduo bovino, uso de bioinsumos em pastagens, instalações e animais, planejamento econômico, elaboração de projetos, entre outros.

Os participantes terão, ainda, dias de campo em que poderão visitar fazendas que já incorporaram as práticas apresentadas no treinamento para aprendizado prático. Também serão selecionados projetos que receberão mentoria.

O curso será ministrado por profissionais do Grupo Associado da Agricultura Sustentável (GAAS), pesquisadores da Embrapa, além de experientes consultores do mercado. A última capacitação realizada pelo BDMG, no ano passado, focou na cafeicultura regenerativa e atraiu mais de mil inscritos de todas as regiões de Minas.

O presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, explica que o banco tem sido protagonista no incentivo à agricultura regenerativa.

“A pecuária bovina é uma atividade pujante em diversas regiões de Minas. Esse curso tem potencial para melhorar resultados agronômicos e econômicos dos produtores de leite e de gado de corte. A cada capacitação que promovemos, fica nítido que o setor deseja, além de crédito, formação e busca por inovação aliada à sustentabilidade”, afirma Gabriel Viégas Neto.

Crédito fortalece agro

Além da capacitação, o BDMG oferece linhas de crédito diversas ao agronegócio, incluindo as que apoiam a transição da agricultura tradicional para a regenerativa no estado.

Crédito: BDMG / Divulgação

Pioneiro no país na oferta desses produtos, o banco disponibiliza as linhas Bioinsumos e Solo Mais que permitem a compra de insumos para o manejo regenerativo do solo, de novos equipamentos, implantação de sistemas de irrigação, implantação de unidades de produção de bioinsumos, sistemas biodigestores e de compostagem, entre outros itens financiáveis.

O acesso a esses recursos é feito por meio de cooperativas de crédito parceiras dos sistemas Sicoob, Sicredi e Cresol.

Assim como na economia mineira, o Agro também é fundamental para o BDMG. No primeiro semestre deste ano, quase metade dos financiamentos realizados foram para o setor. De um total de R$ 1,77 bilhão liberados em crédito, R$ 827,5 milhões foram para a agricultura, alta de 38% em relação ao mesmo período do ano passado.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

INSS não deixará de pagar aposentadoria a quem não tem nova identidade

As redes sociais foram inundadas nesta segunda-feira (26) com notícias falsas de que o Instituto…

13 horas ago

GDF inaugura primeira unidade do Na Hora Empresarial nesta quarta-feira (28)

O Distrito Federal inaugura, nesta quarta-feira (28), a primeira unidade do Na Hora Empresarial, voltada…

13 horas ago

Cemig lança projeto “Energia Jovem” para impulsionar estudantes da rede pública rumo ao mercado de trabalho

A Cemig, por meio do programa Você – Voluntariado Cemig, lança mais uma edição do…

14 horas ago

Nova cartilha da Emater-MG orienta sobre boas práticas no processamento do mel

Desde o momento em que é retirado da colmeia até o envase, o mel exige…

15 horas ago

Secretaria de Educação de Minas Gerais publica resolução com critérios para contratação temporária em escolas indígenas

Foi publicada no sábado (24/1), a Resolução SEE nº 5.237/2026, que dispõe sobre critérios e…

15 horas ago

Curso de prevenção à violência doméstica voltado para a iniciativa privada oferece mil vagas

Com foco na prevenção à violência contra a mulher, a Secretaria de Segurança Pública do…

5 dias ago