Minas Gerais

Escola SESI de Paracatu dá início ao Projeto Ocupando Espaços

Imagine uma escola que não se limita às suas paredes e que desbrava, com criatividade e entusiasmo, os espaços públicos ao seu redor. Uma escola que vê cada esquina, cada praça e cada parque como um ambiente de aprendizagem vibrante e cheio de possibilidades. É exatamente isso o que a Escola SESI de Paracatu está fazendo dentro do Projeto Ocupando Espaços: a sala de aula que ultrapassa Fronteiras. “Vamos transformar a cidade em nossa sala de aula, ocupando os espaços públicos com educação, arte e participação”, informou a gerente da Unidade, Sabrina Rodrigues de Carvalho que mostra que aprender vai muito além dos muros da escola, transformando o cotidiano em aprendizado, sintetizou.

A analista de Projetos Educacionais Alexsandra Soares de Souza Fin destacou que nessa aula especial, a viagem no ônibus urbano transforma-se em uma sala de aula. “Como partida os alunos recitaram um cordel que celebra a ideia de que os espaços de aprendizagem não se limitam às paredes da escola, as possibilidades são inúmeras e a nossa proposta pedagógica incentiva a exploração desses espaços” comentou, com entusiasmo.

Segundo ela, com esse projeto, os alunos se tornam protagonistas, levando suas vozes e histórias para as ruas, vivendo na prática a importância de aprender além dos livros, inspirando um sentimento de pertencimento e de conexão.

Essa ação, possibilita ao aluno se integrar à sociedade e a contrapartida é a sociedade integrada e conectada à escola, fazendo a educação presente em cada canto da cidade.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Governo do Estado disponibiliza cartilha e aulões para gestores municipais de turismo

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), por meio da…

2 dias ago

Bolsa Família: 82,85% dos beneficiários realizaram acompanhamento em saúde no DF

Entre janeiro e junho de 2025, o Distrito Federal acompanhou 82,85% dos beneficiários do programa…

2 dias ago

Clientes da Cemig receberão R$ 84 milhões em descontos na conta de energia em agosto

Cerca de 8 milhões de clientes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) terão um…

2 dias ago

Polícia Civil oferece capacitação para o enfrentamento da violência doméstica

“Lei Maria da Penha e pacote antifeminicídio na investigação criminal” é o curso oferecido pela…

2 dias ago

Ponte na LMG-722, região Noroeste de Minas, é interditada para reparos e veículos devem usar rota alternativa

A ponte sobre o rio Paranaíba, na rodovia LMG-722, região Noroeste de Minas, com restrição…

2 dias ago

SUS vai comprar 180 mil equipamentos para unidades básicas de saúde

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) vai comprar, por determinação do…

6 dias ago