SEE-MG / Divulgação
Nesta quarta-feira (21/5), o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) em parceria com a editora Estudo Play, realizará o segundo teste de redação voltado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ação é destinada aos estudantes do ensino médio regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede.
Cerca de 700 mil estudantes devem participar da atividade, que faz parte da estratégia de preparação para o Enem. A proposta é oferecer uma experiência real do exame, permitindo que os estudantes conheçam a estrutura e o formato da prova de redação.
“Mais do que uma preparação para o Enem, esses testes representam uma oportunidade de aprendizagem real para os nossos estudantes. Ao simular a prova de redação, conseguimos mapear desafios, acompanhar avanços e, principalmente, oferecer o suporte necessário para que todos evoluam. É assim que construímos uma educação pública mais justa e efetiva”, destaca o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.
Aplicação
Estudantes dos 2ª e 3ª anos do ensino médio e dos 2º e 3º períodos da EJA farão redação no gênero textual dissertativo-argumentativo. Já os estudantes do 1ª ano e do 1º período da EJA produzirão redação no gênero carta argumentativa.
O teste segue os mesmos parâmetros do Enem, e cada participante receberá três folhas: uma com os textos motivadores e o tema da redação, uma para o rascunho e outra para a versão final. A recomendação é que a aplicação seja feita durante uma aula de 50 minutos.
A correção das redações será realizada por Inteligência Artificial, garantindo agilidade nos resultados. Por meio de uma foto (em formato JPEG), o sistema reconhece o texto manuscrito e avalia a estrutura com base nas cinco competências exigidas no Enem. Para os 1º anos foi realizada a parametrização da plataforma condizente com o gênero textual proposto.
Primeiro teste de redação
Os resultados do primeiro teste de redação já estão disponíveis na plataforma Enem MG para acesso de estudantes e professores. As correções foram realizadas com base nas cinco competências exigidas pelo Enem, permitindo uma análise detalhada do desempenho e a identificação de pontos a serem aprimorados tanto na escrita dos alunos quanto nas estratégias de ensino.
As produções no formato dissertativo-argumentativo tiveram seus resultados liberados no dia 23/4, enquanto as cartas argumentativas estão disponíveis desde o dia 7/5.
Sobre a Plataforma Enem MG
A plataforma Enem MG foi desenvolvida com tecnologia de ponta para revolucionar a preparação dos estudantes da rede estadual. Utilizando Inteligência Artificial, oferece correção automática de redações manuscritas, trilhas de estudo personalizadas e suporte pedagógico para professores e gestores. Com a parceria da Britannica Education, líder mundial em conteúdo educacional, a plataforma garante acesso a materiais de alta qualidade, alinhados às exigências do Enem.
Em 2024, a plataforma obteve resultados relevantes em Minas Gerais. Foram mais de 600 mil redações corrigidas por IA, 750 mil cadernos de simulados impressos e adesão de 85% dos estudantes cadastrados.
Para quem sonha em aprimorar o inglês de forma mais acessível que um curso particular…
Sair de casa para pagar uma taxa, imprimir boleto de papel ou ir até a…
Durante as férias de verão, os casos de otite externa, doença conhecida como ouvido de…
A escala de vencimentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026…
No estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Buritis anunciou a abertura de edital de…
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) implementou o teleatendimento remoto para ocorrências que não…