Minas Gerais

Governo do Estado oferece curso gratuito sobre liberdade econômica e desenvolvimento dos municípios

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG), está com inscrições abertas para o curso “Liberdade Econômica e Desburocratização”. O material é gratuito e visa capacitar gestores municipais e público em geral em ações que podem ser adotadas para promover o desenvolvimento econômico nos municípios e região.

O conteúdo, que faz parte do programa Minas Livre Para Crescer (MPLC), está disponível em formato de Educação a Distância (EaD), possui carga horária de 16 horas e é composto por três disciplinas distribuídas em oito módulos.

Durante a capacitação, o público terá acesso a disciplinas que contemplam a Lei da Liberdade Econômica, noções de empreendedorismo e ferramentas do Governo de Minas que contribuem para o pleno desenvolvimento dos municípios.

O curso foi lançado durante o evento Conexão Minas Livre, e as aulas são ministradas por especialistas da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), da Invest Minas e do Sebrae Minas, bem como autoridades da Sede-MG.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o curso integra as ações que promovem melhorias no ambiente de negócios em Minas Gerais.

“O Governo de Minas e a Sede-MG têm adotado inúmeras ações que envolvem o programa Minas Livre Para Crescer. E queremos continuar avançando como um estado pró-empreendedor. Sabemos da importância em capacitar esses agentes municipais para atrair investimentos e gerar emprego e renda para os mineiros”, destaca Passalio.

As inscrições e o acesso ao curso devem ser feitos na plataforma TecPop.

Minas Livre Para Crescer

Lançado em dezembro de 2019, o Programa Estadual de Desburocratização – Minas Livre Para Crescer tem o objetivo de promover segurança jurídica e tornar menos burocrático os processos para se empreender no estado.

Hoje, mais de 480 municípios mineiros já adotaram a legislação de liberdade econômica, por meio do MLPC, beneficiando mais de 11 milhões de cidadãos e cerca de 55% do estado.

“O curso foi criado para ampliar a formação de gestores municipais com conhecimentos alinhados à promoção do empreendedorismo para a melhoria do ambiente de negócios em Minas. Esse público é fundamental para garantir que a liberdade econômica seja efetiva nos municípios”, explica o subsecretário de Liberdade Econômica e Empreendedorismo, Rodrigo Melo.

Também no âmbito do MLPC, em parceria com a Jucemg e o Sebrae Minas, o sistema Redesim + Livre é outra ferramenta que garante mais agilidade aos empreendedores, com a aceleração da abertura de empresas a partir da disponibilização de software gratuito para automatização das etapas de competência do poder público municipal.

A adesão ao sistema é o principal indicador de avanço do município para o grau intermediário no MLPC, que hoje conta com 45 municípios.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Governo do Estado disponibiliza cartilha e aulões para gestores municipais de turismo

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), por meio da…

13 horas ago

Bolsa Família: 82,85% dos beneficiários realizaram acompanhamento em saúde no DF

Entre janeiro e junho de 2025, o Distrito Federal acompanhou 82,85% dos beneficiários do programa…

1 dia ago

Clientes da Cemig receberão R$ 84 milhões em descontos na conta de energia em agosto

Cerca de 8 milhões de clientes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) terão um…

1 dia ago

Polícia Civil oferece capacitação para o enfrentamento da violência doméstica

“Lei Maria da Penha e pacote antifeminicídio na investigação criminal” é o curso oferecido pela…

1 dia ago

Ponte na LMG-722, região Noroeste de Minas, é interditada para reparos e veículos devem usar rota alternativa

A ponte sobre o rio Paranaíba, na rodovia LMG-722, região Noroeste de Minas, com restrição…

1 dia ago

SUS vai comprar 180 mil equipamentos para unidades básicas de saúde

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) vai comprar, por determinação do…

4 dias ago