Minas Gerais

Governo Minas lança plataforma digital para emissão de autorizações para profissionais atuarem em escolas

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) e da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), apresenta mais uma inovação na transformação digital do estado. O Sistema de Autorizações (Siaut) viabiliza, de forma digital, a emissão da Autorização Temporária para Lecionar (ATL), Autorização para Dirigir (ATD) e Registro para Secretariar (RS).

Com o Siaut, todo o processo, desde o requerimento até a emissão dos documentos, é agora totalmente digital e acessível via GOV.BR. Neste primeiro momento, o sistema está sendo implementado em caráter piloto na Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Januária, no Norte de Minas, e será expandido para todo o estado nos próximos meses.

“Essa mudança trará agilidade para os requerentes e para a própria Secretaria, eliminando a necessidade de deslocamento até a SRE. Tudo será feito digitalmente, promovendo uma melhor interação entre as Superintendências”, afirma o superintendente de Desenvolvimento e Avaliação da SEE/MG, Sandro Moraes.

O Siaut foi desenvolvido pela Prodemge, em colaboração com a SEE/MG, para atender melhor às demandas da rede estadual de ensino.

Mais simples e eficiente

Em continuidade à política de desburocratização, essa atualização proporciona mais agilidade ao sistema que permite aos profissionais se candidatar a cargos temporários, seja para lecionar disciplinas fora da sua formação ou atuar como secretário e diretor em escolas do estado.

Com o novo sistema, os dados são organizados e padronizados, automatizando processos e reduzindo consideravelmente o volume de papéis envolvidos no processo, o que gera economia de recursos operacionais e facilita as atividades administrativas nas Superintendências Regionais de Educação (SREs).

“Por meio desse sistema, os cidadãos poderão solicitar de forma totalmente on-line a autorização para lecionar, dirigir e secretariar, sem precisar sair de casa. Acreditamos que essa mudança tornará o processo mais ágil, eficiente e menos burocrático,” ressalta a analista da SRE de Januária, Bethania Bezerra.

Agilidade e organização

O Siaut também proporciona maior agilidade aos processos, como explica a product manager e analista de requisitos e desenvolvimento da Prodemge, Isabela Veloso.

“O novo sistema automatiza o cadastro de profissionais e a tramitação dos processos, eliminando o uso de formulários de papel e o atendimento presencial para cadastramento nas escolas. A padronização dos dados é um destaque, tornando o sistema mais simples tanto para os usuários quanto para os analistas das regionais,” completa.

Outra melhoria significativa é que as solicitações agora são enviadas diretamente para a SRE correspondente, evitando sobrecarga em unidades e diminuindo o tempo de resposta.

Com o Siaut, o candidato, ao inserir o CEP de sua residência, terá a solicitação direcionada para a SRE que atende aquela região e também o CPF, o que evitará duplicidade de solicitações.

Luciene Silva, educadora da Vila Florentina, comunidade ribeirinha de Itacarambi, comentou sobre a praticidade do sistema. “Com o novo sistema me sinto mais segura, além do processo ser mais ágil e claro. Antes, eu precisava me deslocar de barco até o município de Januária e gastar com locomoção, agora posso acessar o Siaut da minha casa”.

Sobre o Siaut

O Siaut é o sistema utilizado pelas SREs para a emissão da Autorização Temporária para Lecionar (ATL), Autorização para Dirigir (ATD) e Registro para Secretariar (RS). A ferramenta é direcionada a profissionais graduados e pós-graduados, ou ainda estudantes de curso superior que buscam ingressar na rede pública ou privada de ensino, permitindo que professores lecionem em disciplinas fora de sua área de formação.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Recursos obtidos pelo MPMG viabilizam projetos de restauro de duas igrejas históricas em Paracatu

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria das Promotorias de Justiça…

14 horas ago

Governo divulga imagem do Curupira, “mascote” da COP30

A gestão da COP30 divulgou nesta terça-feira (1º) a imagem do personagem escolhido como símbolo…

20 horas ago

Minas terá Plano Estadual de Doação e Transplantes para ampliar captação de órgãos e salvar mais vidas

A doação de órgãos em Minas Gerais vai ganhar um reforço estratégico. Foi anunciada durante…

20 horas ago

Prazo para indicar conta bancária no Nota Legal termina na sexta-feira (4)

Atenção, participantes do Nota Legal: o prazo para indicar a conta para o recebimento dos…

2 dias ago

Servas e OAB-MG lançam cartilha “Olho Vivo no Benefício!” para orientar aposentados e pensionistas sobre seus direitos

Foi lançada nesta terça-feira (1/7), durante evento que aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados…

2 dias ago

Transformação digital avança na rede estadual de ensino de Minas nos últimos cinco anos

Nos últimos cinco anos, a transformação digital tem ganhado força na educação pública de Minas…

2 dias ago