Saúde

Ipsemg atualiza cadastro de dependentes de titular para se adequar à nova legislação

Beneficiários que são dependentes de um titular da assistência à saúde do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) e possuem vínculo de trabalho com administração estadual terão a condição alterada no sistema cadastral para titular a partir de 9/4. A mudança atende às novas normas da Lei 25.143/2025.

Conforme a nova legislação, todos os servidores estaduais que têm direito à adesão como titulares serão cadastrados com vínculo próprio e desconto de contribuição exclusivo. Desta forma, não será possível permanecer como dependente de outro servidor.

A atualização se aplica a servidores estaduais que se enquadram no artigo 3º da legislação, incluindo:

Servidores efetivos da administração pública estadual (Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas);
Membros da magistratura, Ministério Público e Defensoria Pública;

Servidores em cargos comissionados;

Agentes políticos;

Aposentados e pensionistas do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS);

Servidores contratados ou convocados que perderem a condição de titular ao se aposentarem pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

Calculadora simula mudanças

Para verificar o valor da contribuição a partir da vigência da nova lei, o beneficiário pode utilizar a calculadora disponível no portal do Ipsemg. A mudança, regulamentada pela Portaria nº 13/2025, ocorre de forma automática, sem necessidade de cumprir carência.

Caso o dependente prefira não aderir à atualização e encerrar o vínculo com a assistência à saúde do Ipsemg, deve solicitar a exclusão até 31/3, conforme orientações disponíveis no site do instituto.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Governo do Estado disponibiliza cartilha e aulões para gestores municipais de turismo

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), por meio da…

8 horas ago

Bolsa Família: 82,85% dos beneficiários realizaram acompanhamento em saúde no DF

Entre janeiro e junho de 2025, o Distrito Federal acompanhou 82,85% dos beneficiários do programa…

1 dia ago

Clientes da Cemig receberão R$ 84 milhões em descontos na conta de energia em agosto

Cerca de 8 milhões de clientes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) terão um…

1 dia ago

Polícia Civil oferece capacitação para o enfrentamento da violência doméstica

“Lei Maria da Penha e pacote antifeminicídio na investigação criminal” é o curso oferecido pela…

1 dia ago

Ponte na LMG-722, região Noroeste de Minas, é interditada para reparos e veículos devem usar rota alternativa

A ponte sobre o rio Paranaíba, na rodovia LMG-722, região Noroeste de Minas, com restrição…

1 dia ago

SUS vai comprar 180 mil equipamentos para unidades básicas de saúde

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) vai comprar, por determinação do…

4 dias ago