Saúde

Médica do Hospital Infantil João Paulo II alerta para cuidados com as crianças durante outono e inverno

Com a chegada do outono e inverno, a incidência de doenças respiratórias em crianças aumenta bastante. No Hospital Infantil João Paulo II (HIJPII), os meses de março a maio de 2023 e 2024 registraram uma média mensal de 534 internações pediátricas, aumento de 40% em relação a outros períodos. A média do pronto atendimento também cresce: 4.721 atendimentos mensais considerando o mesmo período, alta de 47%.

E por que os vírus adoram o frio? A pneumologista pediatra do HIJPII Chalene Mezêncio explica que a sazonalidade das doenças respiratórias está ligada a uma combinação de fatores. “Ambientes fechados, menor ventilação e maior circulação de vírus típicos dessa época facilitam a transmissão. Crianças em creches ou em contato com irmãos mais velhos, que trazem vírus da escola, ficam mais vulneráveis a infecções”, afirma.

Os bebês são os que geram mais preocupação. A bronquiolite, inflamação dos bronquíolos causada principalmente pelo vírus sincicial respiratório (VSR), lidera as internações graves, inclusive em UTIs. “Os menores de um ano são nosso maior foco de atenção. O mesmo vírus que causa um resfriado simples em uma criança maior pode levar um bebê à terapia intensiva”, destaca a médica.

Sinais de alerta

Nem toda febre exige uma ida ao pronto-socorro, mas alguns sintomas não podem esperar. Chalene orienta: “Febre persistente por mais de três dias, prostração, recusa de alimentação, vômitos ou dificuldade respiratória — como respiração acelerada, marcando as costelas — são sinais de alerta”. Para crianças com histórico de doenças respiratórias, como asma e alergias, o cuidado deve ser redobrado.

Foi o caso do Bernardo, de um ano e meio. Ele tem hipogamaglobulinemia (condição rara que afeta o sistema imunológico), o que o deixa mais suscetível a infecções. “Ele já foi internado no CTI por bronquiolite e pneumonia. Quando o vi com esforço respiratório e saturação diminuindo, corri para o João Paulo II. Aqui o atendimento é especializado”, relata a mãe, Letícia Buchacra.

Dicas saudáveis

Sempre que possível, mantenha janelas abertas. Evite aglomerações em locais fechados.
Mantenha uma alimentação saudável. Um corpo bem nutrido tem mais chances de reagir melhor a infecções.

Não se esqueça da vacina da gripe (Influenza) e do esquema completo da covid-19.
Manter o corpo hidratado e as vias aéreas umidificadas ajuda a aliviar os sintomas e evitar complicações.

Priorize a vida ao ar livre. Incentive brincadeiras em parques e espaços abertos. Isso reduz o contato com ambientes propícios à transmissão.

Reforço

Para suprir a demanda, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), anunciou a abertura de 12 leitos semi-intensivos no HIJPII. O pronto atendimento poderá ganhar reforço de dois consultórios do Ambulatório de Especialidades. As equipes multidisciplinares também serão expandidas, com possibilidade de aumentar de quatro para seis médicos na porta em períodos de pico.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Operação combate violência contra mulheres e mobiliza 50 mil agentes

No mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, conhecido como Agosto Lilás,…

2 dias ago

Conselhos tutelares da Asa Norte e do Lago Norte têm novas áreas de atuação

As áreas atendidas pelos conselhos tutelares da Asa Norte e do Lago Norte foram atualizadas.…

3 dias ago

Paciente do SUS pode ser atendido por planos de saúde em setembro

A partir de setembro, pacientes da rede pública poderão ser atendidos de forma gratuita por…

3 dias ago

Minas Gerais dá início à campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos

Carinho, companhia e fidelidade: quem convive com cães e gatos sabe o quanto eles se…

3 dias ago

Professores da rede estadual podem se inscrever em curso gratuito de educação socioemocional até 6/8

Estão abertas, até a próxima quarta-feira (6/8), as inscrições para o curso gratuito de Extensão…

3 dias ago

Minas Gerais disponibiliza mais de 17 mil vagas de emprego em postos do Sine

Os postos do Serviço Nacional de Emprego (Sine) em Minas Gerais oferecem 17.129 oportunidades de…

3 dias ago