Saúde

Minas Gerais inicia campanha de vacinação contra a gripe

A vacinação contra a influenza começou em todo o estado e, para garantir a imunização do público-alvo da campanha, que inclui crianças, idosos, gestantes e trabalhadores da saúde, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está distribuindo mais de 2 milhões de doses da vacina para as 28 Unidades Regionais de Saúde (URS). A estratégia de vacinação do Governo de Minas contra a gripe deste ano trouxe uma novidade.

“A partir de agora, a vacina vai fazer parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), ou seja, ficará disponível o ano inteiro para a população elegível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos vacimóveis”, destaca o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi.

A vacina de 2025 protegerá contra as cepas H1N1, H3N2 e B e poderá ser administrada junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Imunização. A meta é atingir 90% de cobertura vacinal, protegendo cerca de 9,4 milhões de pessoas em Minas Gerais. Os grupos prioritários da vacinação contra a gripe incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos a partir de 60 anos, povos indígenas, quilombolas, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores da saúde, professores e outros profissionais essenciais.

“O imunizante é destinado, prioritariamente, às crianças, idosos e gestantes, porque correm maior risco de contrair a doença, ter uma piora no quadro e evoluir para óbito”, explica Prosdocimi. A cobertura vacinal geral do público prioritário mineiro no ano passado foi de 60,7%. Estamos confiantes que neste ano vamos atingir a meta, de 95%, por meio das estratégias de ampliação da vacinação que colocamos em prática”, pontua o subsecretário.

Panorama da doença

A influenza ou gripe é uma infecção viral que provoca febre, tosse, dor de garganta e pode levar a complicações graves e até ao óbito. De acordo com os dados do SUSFácil, sistema de regulação estadual, houve 2.105 internações devido a complicações causadas pela gripe, em 2024, e 507 nos primeiros três meses de 2025. O Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) registrou 157 óbitos em 2024, e dez óbitos foram causados pela gripe de janeiro a março de 2025.

“Agora estamos no outono, momento em que pode haver aumento de casos de doenças respiratórias e, por isso, é fundamental que as pessoas se vacinem contra a influenza para garantir a proteção antes da chegada do inverno. Leve sua carteira de vacinação a uma UBS e vacine-se”, assinala o subsecretário Eduardo Prosdocimi.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Concurso CMBM: Inscrições até na próxima segunda-feira (9), com salário até R$ 4.200,00

Câmara Municipal de Brasilândia de Minas anunciou o edital, oferecendo 10 vagas para profissionais de…

12 horas ago

TRE-DF começa mutirões de regularização eleitoral aos sábados para facilitar o acesso aos serviços e evitar procura de última hora

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) promoveu a primeira ação especial para regularização…

12 horas ago

Polícia Militar Rodoviária inicia operação Pré-Carnaval 2026 com radares portáteis e etilômetros

A Polícia Militar Rodoviária inicia, na manhã de segunda-feira (09), a Operação Pré-Carnaval 2026, que…

12 horas ago

Minas realiza primeiro Dia D de 2026 contra as arboviroses e reforça enfrentamento ao Aedes aegypti

O Governo de Minas realiza, no dia 28/2, o primeiro Dia D Minas de combate…

3 dias ago

Diagnóstico precoce do Alzheimer ajuda pacientes e famílias a viverem com mais qualidade

Perder a memória aos poucos, repetir perguntas e apresentar mudanças de comportamento pode parecer algo…

3 dias ago

Secretaria de Saúde orienta sobre descarte correto de medicamentos vencidos em Minas Gerais

Remédio vencido na gaveta, caixa aberta no armário ou comprimido que sobrou do tratamento são…

3 dias ago