Saúde

Minas recebe certificação da Anvisa para fiscalização em indústrias farmacêuticas e fabricantes de produtos para a saúde

Após rigoroso ciclo de avaliações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Minas Gerais reafirma sua competência para a realização de inspeções de boas práticas de fabricação em indústrias farmacêuticas e fabricantes de produtos para a saúde de classes de risco III e IV.

Isso compreende empresas que produzem válvulas cardíacas, fios de sutura absorvíveis, kits para exames laboratoriais que exigem alta especificidade, respiradores, dentre outros. O reconhecimento foi publicado por meio da Portaria nº1612, em 19/12/2024, e é válido até dezembro de 2027.

De acordo com o diretor de Vigilância Sanitária em Medicamentos e Congêneres da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Alessandro de Souza Melo, a delegação por parte da Anvisa é um reconhecimento ao trabalho da Vigilância Sanitária no estado, que é responsável pelas ações de fiscalização, como inspeções, apurações de denúncias, interdições e processos administrativos sanitários em estabelecimentos de todo o estado.

“Na prática, a Vigilância Sanitária de Minas Gerais está apta para realizar as ações de fiscalização e intervenção nos riscos decorrentes desses produtos, não necessitando do deslocamento da equipe da Anvisa, que vêm de Brasília. Isso garante muito mais agilidade nas inspeções”, explica.

Processo de delegação

O processo de delegação dessas inspeções aos estados foi estruturado pela Anvisa, utilizando como base a Instrução Normativa IN 32/2019. A instrução estabelece 78 critérios rigorosos que os estados devem atender. Esses critérios são avaliados por auditorias da Agência, que incluem revisões documentais, visitas in loco e auditorias observadas.

Entre os aspectos analisados, estão a capacidade técnica e treinamento das equipes, a conformidade com as normativas vigentes, a implementação de um robusto Sistema de Gestão da Qualidade e a emissão de documentos e comunicação eficaz com os diversos órgãos do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

“Com ampla experiência na execução descentralizada dessas atividades, o estado de Minas Gerais mostrou responsabilidade, transparência e competência para manter essa importante delegação”, afirma Alessandro de Souza.

A organização das ações de Vigilância Sanitária exercidas pela União, Estados, Distrito Federal e municípios é determinada por resolução.

Fiscalização

Alessandro de Souza Melo (Rafael Mendes / SES-MG)

Atualmente, Minas Gerais conta com 34 empresas fabricantes de medicamentos e 150 empresas de produtos para a saúde, sendo que 73 fabricam produtos classe de risco III e IV.

Em 2024, a SES-MG fiscalizou 20 fábricas de medicamentos e 21 empresas de produtos para a saúde III e IV, para a verificação do cumprimento das Boas Práticas e emissão da Autorização de Funcionamento e do Certificado de Boas Práticas de Fabricação.

“Essa atuação fortalece a Vigilância Sanitária no estado, permitindo um olhar mais próximo e específico às necessidades da saúde da população mineira”, finaliza o diretor de Vigilância Sanitária em Medicamentos e Congêneres da SES-MG.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Operação combate violência contra mulheres e mobiliza 50 mil agentes

No mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, conhecido como Agosto Lilás,…

5 horas ago

Conselhos tutelares da Asa Norte e do Lago Norte têm novas áreas de atuação

As áreas atendidas pelos conselhos tutelares da Asa Norte e do Lago Norte foram atualizadas.…

1 dia ago

Paciente do SUS pode ser atendido por planos de saúde em setembro

A partir de setembro, pacientes da rede pública poderão ser atendidos de forma gratuita por…

1 dia ago

Minas Gerais dá início à campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos

Carinho, companhia e fidelidade: quem convive com cães e gatos sabe o quanto eles se…

1 dia ago

Professores da rede estadual podem se inscrever em curso gratuito de educação socioemocional até 6/8

Estão abertas, até a próxima quarta-feira (6/8), as inscrições para o curso gratuito de Extensão…

1 dia ago

Minas Gerais disponibiliza mais de 17 mil vagas de emprego em postos do Sine

Os postos do Serviço Nacional de Emprego (Sine) em Minas Gerais oferecem 17.129 oportunidades de…

1 dia ago