Saúde

Tabagismo e impactos na Saúde são temas de live do Ipsemg

Buscando incentivar aqueles que querem deixar o hábito do cigarro, o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) fará, em 28/5, às 14h, exposição sobre o assunto no canal YouTube Ipsemg On-line.

A ação, chamada Tabaco Zero, será conduzida pela psicóloga Priscila Durães Bicalho e pela enfermeira Silvia Simões, profissionais do Instituto com ampla experiência em promoção da saúde física e mental.

Na live com duração prevista de uma hora, elas promoverão um bate-papo e interação com o público para orientar e fornecer dicas para se livrar do hábito de fumar.

Tabagismo

A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) do Ministério da Saúde aponta o tabagismo como doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental, semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como álcool.

Segundo a publicação, essa dependência é provocada pela presença da nicotina, inserida nos produtos à base de tabaco.

Ao fumar, a pessoa inala mais de 4.720 substâncias tóxicas, como: monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína, além de 43 substâncias cancerígenas, sendo as principais: arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, resíduos de agrotóxicos e substâncias radioativas.

Dados do Instituto Nacional do Câncer, publicados em 2022, apontam que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano.

Mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto desse produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo.

Participe

Se você deseja parar de fumar e precisa de ajuda ou orientações para lidar com o hábitoo, acesse o canal Ipsemg On-line no YouTube, faça sua inscrição e aguarde a notificação do início do evento. Ou salve na sua agenda este evento:

Serviço

Data: 28/5/2024 (terça-feira)

Horário: 14h

Local: on-line no YouTube, canal Ipsemg On-line

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Casos de otite aumentam no verão e exigem atenção redobrada com as crianças

Durante as férias de verão, os casos de otite externa, doença conhecida como ouvido de…

1 dia ago

Governo de Minas dá dicas de prevenção a golpes envolvendo o IPVA 2026

A escala de vencimentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026…

1 dia ago

Prefeitura de Buritis – MG lança edital de Processo Seletivo com diversos cargos

No estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Buritis anunciou a abertura de edital de…

1 dia ago

Polícia Militar amplia atendimento com o serviço Meu BO PM para registro remoto de ocorrências

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) implementou o teleatendimento remoto para ocorrências que não…

5 dias ago

Ministério lança edital para formar agentes populares de saúde

O Ministério da Saúde, em parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do…

6 dias ago

Janeiro Roxo: Governo de Minas fortalece combate à hanseníase com testes moleculares inéditos na rede pública

Como parte das ações do Janeiro Roxo, o Governo de Minas inicia a oferta inédita…

6 dias ago