Saúde

Vape Mata: Fundação do Câncer lança campanha inspirada em games

Uma campanha da Fundação do Câncer usa o universo dos games para chamar a atenção sobre os riscos do cigarro eletrônico entre jovens de 15 a 24 anos. Chamada Vape Mata, a ação busca impactar essa faixa etária, que responde por mais de 70% dos usuários desse cigarro no país. A iniciativa veicula conteúdos que usam a linguagem gamer nas redes sociais para gerar reflexão sobre o uso desses dispositivos.

No último fim de semana, partidas online de jogos populares foram invadidas por jogadores com o apelido Vape, que sabotaram ou eliminaram participantes em tempo real. Esse conteúdo se tornou parte central da campanha com depoimentos reais de streamers sobre a experiência. A mensagem tenta traçar um paralelo entre a frustração nos jogos e os impactos nocivos do cigarro eletrônico na vida real.

Luiz Augusto Maltoni, diretor-executivo da Fundação do Câncer, explica que os jovens são os principais alvos da indústria do tabaco. “A maioria do vício, tanto ao cigarro convencional como ao cigarro eletrônico, se dá ainda na infância e na adolescência. Então este é o público-alvo como porta de entrada. Nós precisamos falar com esse público, nós precisamos alertá-los. E é uma faixa etária que convive com esse universo dos games, portanto, essa poderia ser uma linguagem interessante para sensibilizá-los, porque a gente sabe que vape mata, assim como o cigarro convencional”, afirma.

Maltoni também lembra que o Brasil é referência no mundo por sua política de controle do tabagismo, que fez com que a taxa de fumantes no país caísse de 30% para cerca de 12%. E conseguiu manter a proibição da venda de cigarros eletrônicos, mesmo com a pressão da indústria do tabaco. Ele alerta que é importante que todos denunciem a venda ilegal.

“Pessoas que viajam acabam trazendo na sua mala um cigarro eletrônico e é encontrado ainda em muitos locais de venda, inclusive bancas de jornal, tabacarias, de maneira ilegal, e você encontra inclusive em site de internet. Você pode entrar no site da Anvisa e fazer a denúncia anonimamente, porque eles vão investigar e encaminhar para polícia”, explica

O diretor da Fundação do Câncer reforça ainda alguns efeitos do uso do vape para a saúde dos jovens. “Existem muitas situações de agravo à saúde, de doenças pulmonares graves, piora para quem tem problemas de asma, alergia respiratória, enfim, uma série de coisas. De maneira geral tem mais nicotina do que o próprio cigarro convencional, exatamente para deixar o usuário dependente rapidamente”, disse.

A campanha já está nas redes sociais, YouTube e plataformas de streaming, e conta com o apoio de influenciadores digitais e criadores de conteúdo do universo gamer.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

GDF contrata mais de 1,3 mil tratamentos de quimioterapia para câncer de mama

Em mais uma ação do programa "O câncer não espera. O GDF também não", o…

13 horas ago

Setor de peixes ornamentais em Minas Gerais pode ganhar certificação inédita no país

Minas Gerais, responsável por cerca de 70% da produção nacional de peixes ornamentais, está prestes…

13 horas ago

Secretaria de Educação reforça mobilização das escolas para coleta de dados para o Censo Escolar 2025

Gestores escolares de todas as escolas de Minas Gerais, públicas e privadas, devem ficar atentos…

1 dia ago

Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, lança o Projeto Sesc Saúde do Homem

Com foco em facilitar e ampliar o acesso dos homens a ações de promoção da…

2 dias ago

Pró-Jovem Digital oferece cursos gratuitos de empreendedorismo digital

Estão abertas as inscrições para o Pró-Jovem Digital, programa de capacitação de jovens em empreendedorismo…

2 dias ago

Governo de Minas divulga calendário do licenciamento de veículos de 2025

O Governo de Minas divulgou, nesta quinta-feira (17/7), o calendário anual de exigência do Certificado…

2 dias ago