Categories: Segurança

MPDFT participa da Semana Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

A promotora de Justiça Camila Costa Britto, coordenadora do Núcleo de Enfrentamento à Violência e à Exploração Sexual contra a Criança e o Adolescente (Nevesca), participou, nesta sexta-feira, 2 de agosto, do Seminário para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. O evento marcou o encerramento da Semana Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que teve início em 29 de julho.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) atua na prevenção e na repressão ao tráfico de pessoas, conscientizando a população e promovendo medidas para evitar o aliciamento. A instituição integra o Comitê Distrital de Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos, estabelecido pelo Decreto nº 33.322/2011, que monitora ações e políticas públicas de enfrentamento a esse crime.

De acordo com a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, o seminário tem o propósito de chamar atenção para um debate que, muitas vezes, é invisibilizado. “O avanço da tecnologia promoveu formas mais sofisticadas de aliciamento e de exploração. Além disso, sob uma perspectiva de gênero, mulheres permanecem sendo exploradas e têm vivências de discriminação e violência; por isso é preciso avançar na proteção e garantia de direitos”, ressalta.

O seminário contou com debates e intercâmbio de boas práticas para discutir as demandas e os desafios da rede na compilação de dados sobre o tráfico de pessoas. O evento também chamou atenção para a importância de discutir o IV Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e a elaboração de fluxos de atendimento.

Atividades

De 29 de julho a 2 de agosto, a Semana Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas contou com ações educativas voltadas para alertar, sensibilizar e informar a sociedade sobre o tema, explicando formas de proteção e como proceder e quem acionar em caso de suspeita.

No Plano Piloto, as ações educativas foram na Feira dos Importados e no Parque Sarah Kubitschek, com a Ronda da Cidadania. Em Taguatinga, no Shopping JK e na Feira dos Goianos. Em Santa Maria, houve ponto de bloqueio educativo no posto policial da Polícia Rodoviária Federal.

Durante a semana do evento, prédios públicos ficaram iluminados na cor azul, em alusão à Campanha Coração Azul, que este ano teve o tema “Não deixemos nenhuma criança para trás na luta contra o tráfico de pessoas”.

O tráfico de pessoas é um crime em que seres humanos são explorados e tratados como mercadoria. Cerca de 80% das vítimas sofrem exploração sexual, mas o tráfico também pode ter como objetivo o comércio de órgãos, o trabalho escravo ou análogo à escravidão ou ainda a adoção ilegal. Em todas as formas, esse crime representa uma grave violação aos direitos humanos.

O evento foi realizado pela Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência (Subav) da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus).

Serviço:

Casos de tráfico de pessoas podem ser denunciados por meio do Disque Direitos Humanos, o Disque 100 e pela Central de Atendimento à Mulher, o Ligue 180.

Editor

Recent Posts

Recursos obtidos pelo MPMG viabilizam projetos de restauro de duas igrejas históricas em Paracatu

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria das Promotorias de Justiça…

2 horas ago

Governo divulga imagem do Curupira, “mascote” da COP30

A gestão da COP30 divulgou nesta terça-feira (1º) a imagem do personagem escolhido como símbolo…

8 horas ago

Minas terá Plano Estadual de Doação e Transplantes para ampliar captação de órgãos e salvar mais vidas

A doação de órgãos em Minas Gerais vai ganhar um reforço estratégico. Foi anunciada durante…

8 horas ago

Prazo para indicar conta bancária no Nota Legal termina na sexta-feira (4)

Atenção, participantes do Nota Legal: o prazo para indicar a conta para o recebimento dos…

1 dia ago

Servas e OAB-MG lançam cartilha “Olho Vivo no Benefício!” para orientar aposentados e pensionistas sobre seus direitos

Foi lançada nesta terça-feira (1/7), durante evento que aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados…

1 dia ago

Transformação digital avança na rede estadual de ensino de Minas nos últimos cinco anos

Nos últimos cinco anos, a transformação digital tem ganhado força na educação pública de Minas…

1 dia ago